Ales lança campanha contra a fome na pandemia - Jornal Fato
Política

Ales lança campanha contra a fome na pandemia

Tenda para arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene está montada em frente ao prédio do Legislativo, na Enseada do Suá


Campanha começou nesta quarta e foi anunciada em sessão pelo presidente Erick Musso / Foto: Ana Salles

Durante a sessão virtual ordinária desta quarta-feira (7), o presidente Erick Musso (Republicanos) lançou a campanha "A Fome Não Espera!", iniciativa da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para arrecadar donativos a famílias em situação de vulnerabilidade, especialmente por causa da pandemia pelo novo coronavírus. Alimentos não perecíveis e itens de higiene podem ser entregues no ponto de coleta, uma tenda organizada em frente ao prédio legislativo, na Enseada do Suá. A campanha vai até o dia 16 de abril, com a participação de voluntários, das 8h às 17h.

O presidente da Casa disse que a campanha foi sugerida pelo deputado Alexandre Xambinho (PL) e pediu que todo o material de marketing seja divulgado com ajuda dos demais colegas. Revelou que, de início, já assegurou em conversa com empresários a doação de 200 a 300 cestas básicas.

Citando matérias jornalísticas, Musso reforçou que mais de 116 milhões de brasileiros passam fome. "E aqui no Espírito Santo não é diferente. Vamos resolver o problema do Brasil? Não. Mas acho que a Assembleia, a partir de hoje, passa a dar exemplo", pontuou. "Dos efeitos colaterais (da pandemia), esse é o mais grave, porque alimento é o básico", concluiu. A iniciativa ganhou a adesão dos deputados na sessão plenária.

Campanha

A orientação é que quem puder e quiser doar vá até o local usando máscara de proteção e atento aos cuidados de manter o distanciamento social. A Polícia Militar vai dar apoio operacional à campanha, uma iniciativa de deputados e servidores da Casa em pareceria com a Federação das Fundações e Associações do Espírito Santo (Fundaes). Também conhecida como Federação do Terceiro Setor Capixaba, a Fundaes vai receber as arrecadações e repassar a instituições capixabas.

De acordo com o diretor-geral da Fundaes, Robson de Almeida Melo e Silva, a federação se organizou para a ação junto a entidades que já fazem esse tipo de trabalho. "A situação em que vivemos requer uma atitude solidária de todos nós. As entidades do terceiro setor já conhecem de perto essa questão da vulnerabilidade de muitas famílias. Fomos chamados pela direção da Assembleia Legislativa e já entramos em contato com aquelas entidades que têm esse perfil, ou seja, que já trabalham junto a famílias carentes. Vamos atuar fazendo a ponte entre o doar e o receber. O momento exige solidariedade e pressa", explicou. 

As seguintes entidades estão listadas, até o momento, para receber doações: Instituto Abequar (Linhares); Instituto João XXIII (Vitória); Fundação Carmem Lúcia (Vila Velha); Associação Recreativa e Cultural Mocidade Unida da Glória - MUG (Vila Velha); Serviço de Engajamento Comunitário - Secri (Vitória); Associação dos Amigos dos Autistas - Amaes (Vitória); Rochativa (Cachoeiro de Itapemirim); Fundação Beneficente Praia do Canto (Vitória); Ateliê das Ideias (Vitória); e Associação Amigos da Justiça (Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Serra).

A ação foi pensada diante do cenário delicado de pandemia no qual a situação de fome se acentua em muitas famílias. No atual momento, não são apenas os números de contaminação e mortalidade relacionadas à pandemia que assustam. De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19, a fome atingiu 19 milhões de brasileiros em 2020.

Não é a primeira vez que a Ales mobiliza os capixabas em uma causa solidária. Em 2019, a Casa Legislativa recebeu milhares de itens, entre alimentos, materiais de higiene, água potável, roupas e mobílias, para doação aos municípios atingidos pelas fortes chuvas que assolaram o Estado no final daquele ano.

Comentários