Vídeo - Cuidado com o golpe! - Jornal Fato
Polícia

Vídeo - Cuidado com o golpe!

Polícias Civil e Militar alertam população contra os golpes que são aplicados pelas redes sociais em vítimas de roubo e furtos de veículos entre outras ocorrências


Por meio das redes sociais os golpistas conseguem as informações (características) dos veículos furtados ou roubados, entram em contato com as vítimas, prometendo a devolução do bem, mediante depósito de uma quantia em dinheiro.

As vítimas, desesperadas para recuperar o bem, acabam efetuando o pagamento, mas perde o contato com o autor da ligação e não obtém nenhuma informação sobre o carro ou moto.

É preciso ter muito cuidado ao anunciar nas redes sociais, de preferência não expor contatos telefônicos, mas se anunciar e receber qualquer ligação neste sentido, a vítima deve procurar a Polícia Civil ou Policia Militar para obter ajuda e orientações, e nunca realizar qualquer deposito. Se tiver sofrido esse tipo de golpe, deve procurar a delegacia mais próxima para realizar o boletim de ocorrência.

Caso algum cidadão observe qualquer veículo que apresente restrição a orientação é não fazer qualquer abordagem por conta própria e sim ligar para o 190. As denúncias anônimas podem ser realizadas pelo Disque Denúncia 181, não havendo a necessidade de se identificar e o anonimato é garantido.

ASSISTA O VÍDEO 

 

OUTROS GOLPES 

A Polícia Civil por meio da Delegacia de Repressões aos Crimes Eletrônicas (DRCE), sob a responsabilidade da delegada Claudia Dematté, faz um alerta a população sobre um golpe que está sendo recorrente em todo país e também em nosso Estado, bem como orienta para que mais pessoas não sejam vítimas desses delitos e mantenha protegidas suas contas de WhatsApp.

 

"Estelionatários estão clonando contas telefônicas de celular, eles habilitam o número da vítima em outros chips e por consequência, caso a vítima não tenha realizado a verificação de segurança em duas etapas que se encontra no menu do WhatsApp, eles conseguem clonar também a conta dela nesse aplicativo", informou a delegada.

 

Claudia Dematté explica que o golpe se inicia, pois eles conseguem ter acesso a todos os contatos da lista de WhatsApp das vítimas. "Se passam por elas e começam a pedir dinheiro emprestado, principalmente aos contatos mais próximos, como maridos, esposas e amigos. Usam em geral o argumento que estão com um problema na conta ou no limite de saque do dia", disse.

 

A delegada alerta que se a alguém receber uma mensagem de um amigo ou parente próximo usando esse argumento, que verifique com a pessoa se o pedido é verdadeiro para não fazer o depósito na conta de golpista. "Quem for vítima desse golpe deve procurar a DRCE para fazer o registro da ocorrência e levar o print da conversa e se caso já tiver feito o depósito, o comprovante e informações da conta bancária", contou.

 

"Nós estamos investigando o caso e cogitamos a possibilidade de ter participação de funcionários de empresa de telefonia de celular para operacionalizar o crime", concluiu Claudia Dematté.

 

O golpe

 

- O número da vítima fica "temporariamente" "fora do ar";

- Em seguida os golpistas habilitam o número da vítima em outro chip que está em poder dos criminosos;

- O celular da vítima fica sem sinal;

- Quando o golpista habilita o número da vítima em outro chip, e instala o WhatsApp, baixa e tem acesso as informações da conta no aplicativo e acesso a todos os contatos dela;

- A partir daí, passando-se pela vítima começam a pedir dinheiro emprestado para os contatos mais próximos dela.

Comentários