Suspeito de provocar incêndio na região serrana é preso

Segundo Polícia Militar Ambiental, chamas atingiram plantação de eucalipto e destruíram apiário em São Rafael, localidade de Domingos Martins próximo à Venda Nova do Imigrante

12/09/2024 12:37
Suspeito de provocar incêndio na região serrana é preso /Divulgação

Equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) prendeu nesta semana um homem de 39 anos suspeito de provocar um incêndio em vegetação na localidade de São Rafael, no município de Domingos Martins, que está situada a cerca de 30 quilômetros de Venda Nova do Imigrante. 

As chamas consumiram um trecho de vegetação de eucalipto de, aproximadamente, 18 hectares, além de área agrosilvopastoril, destruindo ainda cerca de 15 caixas de abelhas que estavam sendo utilizadas para a produção de mel, segundo a Polícia Ambiental. 

Os militares foram acionados no início da tarde de terça-feira (10), via Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), com a informação de que o suspeito teria passado de motocicleta e ateado fogo na vegetação. 

No local indicado, a guarnição constatou se tratar de um incêndio de grandes proporções.

Moradores da região haviam se juntado para tentar conter o fogo, que se alastrou rapidamente.

Após buscas, os policiais encontraram o acusado, que tentou despistar, fingindo que estava combatendo as chamas em sua propriedade. 

Ao receber o pedido da equipe para se aproximar, o suspeito não obedeceu e ainda teria desafiado os militares. 

Logo alcançado e confrontado com as informações passadas pela vizinhança, alegou inocência. Entretanto, ameaçou os vizinhos que estavam presentes. 

Detido, o homem foi conduzido à delegacia regional de Polícia Civil, em Venda Nova do Imigrante. 

A PC autuou o suspeito em flagrante pelos crimes de provocar incêndio, ameaça (três vezes), dano ao patrimônio qualificado, por provocar prejuízo considerável para a vítima, e desobediência. Ele foi encaminhado ao sistema prisional. 

 

Emergência

O BPMA destaca que as queimadas são proibidas neste período do ano. Além disso, o governador do Estado, Renato Casagrande, decretou situação de emergência em todo o território do Espírito Santo, devido ao aumento das ocorrências de incêndio florestal.