Salvo-Conduto: Três são presos pela PC durante operação em Cachoeiro

Entre os detidos, está uma dupla que vinha aterrorizando clínicas médicas da cidade.

08/11/2023 16:28
Salvo-Conduto: Três são presos pela PC durante operação em Cachoeiro /Foto: Divulgação Polícia Civil.

Na manhã desta quarta-feira (8), três homens apontados no envolvimento de roubos foram detidos em Cachoeiro de Itapemirim, durante a deflagração de mais uma etapa da ?Operação- Salvo Conduto? da Polícia Civil (PC). A ação, realizada pelo Departamento Especializado em Investigações Criminais (DEIC) da cidade teve início às 6h e finalizou por volta das 11h.

Segundo a PC, a primeira prisão ocorreu na localidade de Monte Líbano. W.M.L., de 21 anos, foi detido em flagrante por estar em posse de um veículo, modelo FIAT Strada 2021, roubado no estado do Rio de Janeiro. Quatorze pássaros da fauna silvestre, todos sem a documentação regulamentar, também foram encontrados no local.

Ainda durante a manhã os investigadores conseguiram localizar e prender uma dupla que vinha aterrorizando clínicas médicas de Cachoeiro. E.V.R., 21 anos, foi preso na localidade de Monte Alegre e P.N.V.C., 26 anos, no bairro Gilson Carone.

Conforme detalha a PC, tal dupla vinha sendo investigada, há meses, por se tratar de criminosos especializados em roubo a clínicas médicas. Só este ano, eles agiram ao menos três vezes em clínicas de Cachoeiro. Quem estivesse no local era rendido. Celulares e dinheiro eram roubados, tanto das clínicas, quanto dos funcionários.

Segundo o delegado Rafael Amaral, titular do DEIC, a PC já havia representado pela prisão de ambos, quando começou a monitorar possíveis endereços da dupla. E assim que os Mandados de Prisão Preventiva foram expedidos, os investigadores já sabiam os locais onde encontrá-los.

Após as prisões, os detidos foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cachoeiro.

 

?Operação Salvo-Conduto?

 O salvo-conduto foi uma ferramenta criada durante a Idade Média, na Europa, e visava dar segurança aos ?mercadores? (comerciantes), concedendo a ?paz do mercado" ou "paz da feira", pois coibia crimes e transgressões das mais diversas.

Tal política foi seguida pelos condes de Champanhe, que também se serviram do ?salvo-conduto? e dos guardas das feiras para garantir o sucesso e o bom funcionamento das mesmas.