Prefeitura vai autuar quem descarta sangue no rio

Descarte de sangue de porcos chama atenção na região central de Cachoeiro

25/11/2014 00:00
Prefeitura vai autuar quem descarta sangue no rio

Parte do rio ficou manchada pelo sangue animal

Wanderson Amorim

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim promete punir o responsável por descartar sangue de porco no Rio Itapemirim. O caso ganhou repercussão na última sexta-feira, quando uma galeria pluvial jorrava sangue no rio e chamou a atenção de pedestres, que acionaram a polícia. O local, próximo à Ponte Karin Tanure, na Avenida Pinheiro Junior, chegou a ser isolado.

Testemunhas relataram à polícia que um homem que reside na vizinhança costuma usar os restos de suínos para produção caseira de chouriço e descarta com frequência o excesso no sistema de esgoto de casa.

A região conta com tubulação que capta esgoto para tratamento e, segundo a Odebrecht Ambiental, responsável pelo serviço, cabe aos moradores providenciar a ligação das residências aos tubos. A fiscalização também ?não é responsabilidade da concessionária?.

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou, em nota, que vai enviar fiscais à região para identificar o local de emissão dos efluentes. 

A atividade será interditada, e o responsável, autuado e enquadrado na Lei de Crimes Ambientais. A Secretaria orienta que denúncias podem ser feitas pelo telefone 156, da Ouvidoria Municipal.