Policial Civil e ex-secretário são presos em ação do MP - Jornal Fato
Polícia

Policial Civil e ex-secretário são presos em ação do MP

Quatros servidores foram afastados do cargo, dois deles secretários municipais das pastas de Ação Social e o de Cultura, Turismo e Esporte


- Foto Ronaldo Santos

O policial civil Alexander Pedruzzi Robles, conhecido como Alex, e o ex-secretário de Administração da prefeitura de Vargem Alta, Altair Franco de Moraes, foram presos durante uma ação do Ministério Público na manhã de ontem. A operação "Quimera" aconteceu em Cachoeiro de Itapemirim e em Vargem Alta.

Além dos detidos, a secretária de Ação Social, Gladstyne Marchezi Milholo Robles, e o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Thiago Fassarella Pereira, além de dois servidores municipais, foram afastados da prefeitura.

A operação foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Sul) e da Promotoria de Justiça de Vargem Alta, com o apoio do Núcleo de Inteligência da Assessoria Militar do MPES e da Polícia Militar. Cerca de 20 agentes, além de promotores, participaram da diligência.

Os investigados são suspeitos de participarem de uma organização criminosa no município de Vargem Alta, que atuava na fraude de aquisições de serviços e peças para veículos e máquinas públicas.

Os serviços não eram realizados pelas empresas efetivamente contratadas, mas por outras com preços substancialmente inferiores aos licitados. De acordo com as apurações, a empresa contratada recebia o pagamento e, posteriormente, a diferença de valor era partilhada entre os integrantes da organização criminosa.

O policial Alexander, preso em Cachoeiro, de acordo com o Ministério Público, é acusado de intermediar o esquema entre os servidores da prefeitura e os empresários que superfaturavam as vendas de serviços e peças. Já o ex-secretário, Altair, como era chefe da pasta em que atuava, é considerado a principal figura do esquema. Ele foi detido em Vargem Alta.

Uma das testemunhas, que foi coagida a permanecer em silêncio por pessoas investigadas, relatou ao Ministério Público o modo de atuação dos envolvidos, que se beneficiavam não apenas com valores em espécie provenientes do esquema, mas também de serviços realizados em seus veículos particulares, pelas empresas envolvidas.

Além das duas prisões, a operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. Foram apreendidos computadores, celulares e documentos.

 

Depuração

A ação de ontem é um desdobramento da Operação Depuração, deflagrada inicialmente em 27 de fevereiro de 2018, para apurar irregularidades na Secretaria de Meio Ambiente de Vargem Alta. As investigações mostraram que servidores públicos utilizaram os cargos para atender a interesses privados, apropriando-se ainda de valores públicos relativos a taxas de licenciamento ambiental.

Comentários