PC cumpre mandado na casa de suspeito de planejar atentado - Jornal Fato
Polícia

PC cumpre mandado na casa de suspeito de planejar atentado

No local foram apreendidos 28 HDs externos, três notebooks, um CPU de computador


Foto: Divulgação/PC

A equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) cumpriu, nesta quarta-feira (22), um mandado de busca e apreensão na residência de A.M.R., de 61 anos. Ele é suspeito de fazer postagens em uma rede social e de enviar mensagens em um aplicativo, planejando cometer um atentado em um shopping. A ação foi realizada no bairro Mata da Praia, em Vitória.

No local foram apreendidos 28 HDs externos, três notebooks, um CPU de computador, além de um revolver calibre 38 sem registro, que estava no nome de A.M.R.

"O suspeito fez a publicação no mês de março em um grupo de mensagens instantâneas. Na postagem ele dizia que estava convocando cinco pessoas para invadir um shopping na "hora do rush" e que pretendia atirar no maior número de pessoas do local. Ele não citou onde seriam alvos do ataque. As pessoas escolhidas iriam entrar armadas com metralhadoras, granadas e bombas potentes e, se ocorresse tudo como planejado outros shoppings e estádios de futebol iriam se tornar alvos", relatou o titular da DRCC, delegado Brenno Andrade.

O delegado contou que em outro texto publicado em uma rede social, A.M.R. teria chamado os autores do massacre ocorrido na cidade de Suzano, em São Paulo, de "heróis". "A Polícia Federal entrou em contato conosco para noticiar o fato, após um dos participantes do grupo ter denunciado o suspeito", afirmou.

No momento do cumprimento do mandado, A.M.R. não estava em casa e os policiais foram recebidos pelo filho dele que informou que o pai está na Alemanha e só voltará no início do mês de junho.  "Em depoimento, ele alegou que o pai é psicólogo e que gosta de fazer esse tipo de postagem para ver como as pessoas irão reagir. Como ainda não podemos afirmar se ele realmente planejava realizar o ataque, temos que continuar com as diligências para apurar o caso. O suspeito será ouvido logo quando voltar de viagem", disse.

A.M.R. poderá ser indiciado pelos crimes de posse ilegal de arma, apologia ao crime, apologia ao criminoso e por causar pânico ou tumulto.

Comentários