Polícia Federal desativa três casas de câmbio irregulares no ES - Jornal Fato
Polícia

Polícia Federal desativa três casas de câmbio irregulares no ES

A operação contou com a participação de 22 (vinte e dois) Policiais Federais que cumpriram 6 (seis) mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória e Vila Velha/ES


- Divulgação/PFES

A Polícia Federal no Espírito Santo, em conjunto com o Ministério Público Federal, deflagrou na manhã desta quinta-feira, 04/03/2021, a Operação "Cara Grande", com objetivo de desativar três casas de câmbio que atuavam clandestinamente na compra e venda de moeda estrangeira e na remessa de valores para o exterior.

 

A operação contou com a participação de 22 (vinte e dois) Policiais Federais que cumpriram 6 (seis) mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória e Vila Velha/ES, em endereços residenciais e comerciais de proprietários e funcionários das empresas investigadas, em que foram apreendidos diversos documentos, equipamentos de mídia, além de quantia de dinheiro em espécie.

 

ENTENDA O CASO

A Operação "Cara Grande" teve início com o recebimento de denúncia anônima relatando a atuação ilegal de empresários no comércio de moeda estrangeiras.

Diligências preliminares confirmaram os fatos narrados na denúncia e mostraram que um dos empresários que vinha atuando ilegalmente já fora investigado pela prática dos mesmos crimes na Operação Paralelo, deflagrada pela PF em 2018.

Com o avanço das investigações foram identificadas três empresas que atuavam no mercado de câmbio de forma clandestina, ou seja, sem a autorização do Banco Central do Brasil.

Essas empresas compravam e vendiam moeda estrangeira em espécie e também realizavam remessas de valores para o exterior na modalidade conhecida como dólar-cabo. Nesse tipo de operação o interessado em fazer um pagamento no exterior entrega o valor corresponde em reais para o doleiro no Brasil que, por sua vez, utiliza uma conta própria ou de terceiros no exterior para efetuar o pagamento solicitado pelo cliente.

Comentários