Polícia Civil prepara esquema especial para eleições municipais - Jornal Fato
Polícia

Polícia Civil prepara esquema especial para eleições municipais


Foto: Divulgação

 

A Polícia Civil preparou um esquema especial para atuar durante as eleições municipais que vão acontecer neste domingo (02) em todo país. Para isso, o efetivo policial será distribuído em 70 municípios do Estado durante a realização do pleito.


Segundo o superintendente de Ações Estratégicas e Operacionais e responsável pelo planejamento, delegado João Calmon, durante todo o domingo, das 8 às 18 horas, as Delegacias de Polícia dos municípios funcionarão com um delegado e sua equipe para atender, exclusivamente, as ocorrências pertinentes às eleições. As demais ocorrências serão encaminhadas para as respectivas Delegacias Regionais da região.


Além disso, o superintendente e outros dois delegados estarão de plantão durante todo o dia, sendo que um deles acompanhará as eleições na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


Nos municípios da Grande Vitória, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim, a fiscalização ficará por conta da Polícia Federal. João Calmon explicou que, isso ocorre por conta do Decreto-Lei nº 1.064/68 e a Resolução nº 23.396/2013 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os quais afirmam que é prioridade da Polícia Federal, no que diz respeito a assuntos eleitorais, exercer a função de polícia judiciária onde existem suas unidades, enquanto que as Polícias Civis tem a responsabilidade de atuar onde não existam órgãos da PF.

Comentários