PM realiza ações ambientais em Mimoso do Sul - Jornal Fato
Polícia

PM realiza ações ambientais em Mimoso do Sul


Foto: Divulgação/PMES

 

Com o agravamento da crise hídrica que atingiu todo o estado do Espírito Santo, a oferta de água diminuiu radicalmente em várias localidades rurais. Mesmo nascentes que já foram conhecidas por abastecer fartamente córregos, rios e comunidades, hoje perecem com a escassez. Com o prolongamento da estiagem, a crise hídrica passou a afetar também a área urbana, aumentando ainda mais a quantidade de pessoas atingidas. Em Mimoso do Sul a situação chegou ao ponto de afetar o abastecimento de água da cidade, fazendo com que o Comitê de Gestão Hídrica se reunisse para estudar e propor meios de aumentar a oferta de água. Assim surgiu a parceria com a Polícia Militar Ambiental. 



As primeiras reuniões do grupo tiveram o objetivo de estudar a região e fazer um levantamento das causas prováveis dessa condição extrema. Em grande parte, a causa da falta de água em Mimoso do Sul não é muito diferente do que ocorre em outros municípios, concluiu o sargento José Silva, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental. Segundo ele, a falta de cobertura vegetal propicia um escoamento muito rápido das chuvas, impedindo que essa água infiltre no solo, abastecendo o lençol freático e as nascentes. 



A estratégia do grupo então foi incentivar o plantio de árvores na região. Além de diminuir a velocidade de impacto das gotas de chuva com o solo, as plantas ainda aumentam a infiltração da chuva, já que suas raízes favorecem a infiltração de água, afirmou o policial ambiental. Porém, após o estudo hidrológico e definição da metodologia de recuperação das nascentes e das áreas de recarga do lençol freático, a equipe esbarrou em um entrave, a falta de mudas e sementes.



Buscando viabilizar a oferta de mudas para os produtores rurais interessados em recuperar o potencial hídrico da região, o Comitê de Gestão Hídrica, o SAAE e a Polícia Ambiental promoveram a construção de um viveiro de mudas. Após apenas quatro meses de sua implantação, o viveiro já está em pleno funcionamento, fornecendo mudas e sementes de diversas espécies nativas, que são doadas aos produtores rurais e plantadas principalmente ao redor de nascentes e em topos de morro. 

Comentários