PF prende acusados de falsificar dinheiro no ES

31/08/2017 00:00
PF prende acusados de falsificar dinheiro no ES
Foto: Divulgação/PF

Quatro pessoas foram pessoas na manhã desta quinta-feira (30), durante a operação ?Engodo? da Polícia Federal, em Vila Velha-ES. Os detidos são acusados de estelionato, organização criminosa e falsificação de dinheiro.

 

A operação contou com a participação de 20 policiais, que realizaram cumprimento de quatro mandado de busca e apreensão e prisão.

 

De acordo com a PF, um dos investigados se apresentava a pequenos empresários com o nome falso Fábio Rezende, assessor parlamentar do Senado, e apresentava uma ?proposta comercial? vantajosa mediante o pagamento de uma ?comissão?.

 

Os demais comparsas se apresentavam como investidores / empresários responsáveis pela contratação e pagamento dos valores combinados. Após finalização da negociação era ajustada uma reunião em que os investigados recebiam o dinheiro da comissão e efetuavam o pagamento com uma mala de moeda falsa, lacradas com ?selo? do Banco Central do Brasil.

 

Há indícios que o grupo seja responsável pela falsificação de moeda que circulou no Espirito Santo no ano de 2016, algumas delas apreendidas em poder de pessoas que a receberam de boa-fé.

 

Os acusados já foram presos nos anos de 2014, 2015 e 2016 pela prática de crimes semelhantes.

 

Investigação

 

Os quatro, conforme diz a PF, irão responder pelos crimes de falsificação de moeda, estelionato e organização criminosa.

 

A Polícia Federal ainda verificará a possível prática de lavagem de dinheiro, tendo em vista que os investigados não apresentam atividade econômica lícita e há indícios de ocultação do patrimônio obtido por meio da atividade criminosa.