PF faz operação em Cachoeiro contra hackers - Jornal Fato
Polícia

PF faz operação em Cachoeiro contra hackers

Contas bancárias da Caixa Econômica foram invadidas e fraudadas


- Foto: Ilustrativa.

A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira (3) a operação Creeper nos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e São Paulo. A ação, que contou com 40 policiais, teve como objetivo combater crimes de fraudes bancárias, invasão de dispositivos de informática e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, a investigação começou com a descoberta de fraudes em contas bancárias da Caixa Econômica Federal, decorrentes de relatório produzido na Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC/CGPFAZ/DICOR/PF), sediada em Brasília.

A produção da informação aconteceu durante atuação da Força Tarefa Tentáculos, que é uma parceria entre a Polícia Federal e Instituições Financeiras no combate a fraudes bancárias.

As investigações demonstraram que contas sofreram ação de hacker que vinha atuando no desenvolvimento de programas maliciosos para infectar dispositivos de informática, a fim de obter dados e praticar a subtração de quantia em dinheiro das contas bancárias invadidas.

O hacker que teve a atuação descoberta pelo Relatório originado no DRCC/CGPFAZ/DICOR/PF, é considerado como um dos mais atuantes no Brasil, sendo que as provas indicam que criou programas maliciosos para a prática das fraudes e se utilizava de um sofisticado esquema de lavagem de dinheiro, proveniente das subtrações dos valores das contas, dentre outros, através do uso de criptoativos, perpetrado pelo núcleo responsável pela lavagem de dinheiro.

Ainda segundo a polícia, os investigados responderão pelos crimes de invasão a dispositivo de informática, produção de programa para a invasão, furto mediante fraude, referente a prática das fraudes bancárias, associação criminosa com a pratica de mais de um crime através de no mínimo três pessoas e ocultação de movimentação financeira proveniente da prática dos crimes comprovados de lavagem de dinheiro.

A PF não informou sobre detidos e investigados.

Mais detalhes serão dados em coletiva de imprensa na sede da Polícia Federal do ES, em São Torquato, às 10h.

Comentários