PF deflagra operação contra fraudes no INSS - Jornal Fato
Polícia

PF deflagra operação contra fraudes no INSS

Os investigados poderão responder pelos crimes uso de documento falso


A Polícia Federal (PF) do Espírito Santo deflagrou a "Operação 5x7" na manhã desta quarta-feira (5), em Vila Velha. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Vitória e Itabuna/BA. A Operação foi realizada pela Força Tarefa Previdenciária (FTP), da qual fazem parte a PF, o Ministério Público Federal e a Secretaria de Previdência. Cerca de 12 agentes participaram da ação. De acordo com os cálculos da FTP, o prejuízo que o grupo criminoso trouxe aos cofres públicos foi de 6,3 milhões de reais. Não houve detidos.

De acordo com a PF, a investigação visa desarticular uma organização criminosa que atua no Espírito Santo e na Bahia. O grupo pratica fraudes no INSS e utilizam documentos falsos para a criação de pessoas fictícias para saque de Benefícios de Prestação Continuada de Amparo ao Idoso.

Os investigados na operação poderão responder pelos crimes de uso de documento falso, previsto no art. 304 do Código Penal - a pena é de um a cinco anos e multa, para a falsidade ideológica de documento público. Já para a falsidade material de documento público, a pena é de reclusão de dois a seis anos e multa; estelionato qualificado, com pena de uma a cinco anos de prisão, mais multa; organização criminosa, com pena de três a oito anos de reclusão, e multa.

Comentários