Polícia apreende fuzil AR-15 falso em operação contra tráfico em Rio Novo

Dez suspeitos são detidos, houve ainda apreensão de drogas e também de armas verdadeiras

11/10/2024 10:30
Polícia apreende fuzil AR-15 falso em operação contra tráfico em Rio Novo /Divulgação

Armas de fogo falsas (simulacro de fuzil AR-15 e de pistola) e verdadeiras (espingarda, garrucha e pistola 380), drogas (22 pedras de crack e três buchas de maconha), além de balança de precisão, material para embalagem de entorpecente, rádios comunicadores e telefones celulares. 

É o que foi apreendido na operação denominada "Legado de Família", deflagrada ontem (10) em Rio Novo do Sul pela equipe da delegacia de Polícia Civil local, com apoio das delegacias de Itapemirim, Piúma e Iconha, como também de efetivo da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal de Marataízes.    

Ao todo, dez suspeitos foram detidos, sendo oito homens - entre eles, dois adolescentes - e duas mulheres. 

O motivo da operação foi o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e restabelecer a segurança da comunidade de São José, em Rio Novo do Sul.

De acordo com o titular da delegacia de Polícia Civil do município, Djalma Pereira Lemos, a comunidade se viu ameaçada pela invasão de facções devido à repressão no morro do Santo Antônio. 

"A operação visa, portanto, combater o tráfico de drogas e assegurar a proteção e a tranquilidade da população local, que se encontrava refém, já que o bairro São José foi transformado em um reduto do tráfico", declarou o delegado.

O fuzil AR-15 e a pistola falsos foram flagrados com um dolescente, em sua residência. Ele também portava sete telefones celulares. 

Já as três armas reais estavam com um casal. Além disso, havia com o homem e mulher maconha, balança de precisão, material para o embalo das drogas e rádios comunicadores.

A operação teve como alvo também o bairro Borsoi e a região do Morro da Caixa D'Água, onde as equipes apreenderam o restante das drogas e capturaram os demais suspeitos. 

Segundo o delegado Djalma Pereira Lemos, os adultos já tinham mandados de prisão por tráfico de drogas, enquanto os dois adolescentes foram apreendidos com mandados de internação, sendo um autuado por ato infracional análogo. 

Todos os suspeitos foram encaminhados aos respectivos sistemas prisionais.