Pássaros, armas e mais de 200 munições apreendidas em São José do Calçado

Dos animais apreendidos, dois eram da espécie(Sporophila frontalis), conhecido como "Catatau"

15/02/2022 16:52
Pássaros, armas e mais de 200 munições apreendidas em São José do Calçado /Foto: Divulgação

Um homem, de 48 anos, foi preso pela Polícia Militar de Alegre, nesta terça-feira (15), por crime ambiental. A ação aconteceu na localidade de em Alto Calçado, zona rural do município de São José do Calçado.

A PM, por meio da equipe de serviço do 2º Pelotão da 4ª Cia, após denúncia anônima, localizou a residência do suspeito, onde ele mantinha armas, munições e pássaros em risco de extinção.

Dos animais apreendidos, dois eram da espécie(Sporophila frontalis), conhecido como ?Catatau?, quatro coleiros, um galinho da Serra e um trinca-ferro. Materiais de captura desses animais também eram mantidos no local, entre eles, três redes e um alçapão.

Na ação, a PM também encontrou três espingardas de diferentes calibres, 208 munições, das quais 174 estavam intactas, dois frascos de pólvora, 24 bolas de chumbo e cinco esferas pequenas.

O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária de Alegre. O suspeito responderá por atos ilícitos praticados, conforme o Art. 29 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) com agravantes para casos de animais em risco de extinção e Art. 12 da Lei Federal 10.826/03, com pena de detenção de um a três anos, e multa.

Os pássaros serão levados para o IEMA, onde passarão por triagem para serem devolvidos à natureza.