Operação relacionada ao furto de fios de cobre é deflagrada no ES

Ao todo foram fiscalizados 21 estabelecimentos comerciais especializados em produtos recicláveis.

05/06/2024 18:12
Operação relacionada ao furto de fios de cobre é deflagrada no ES /Foto: Divulgação Polícia Civil

Cerca de 250 agentes de diversas forças de segurança e de fiscalização municipal deflagraram, na manhã desta terça-feira (4), a terceira edição da Operação Vastum, que tem como objetivo fiscalizar e coibir o comércio ilegal de material reciclável, especialmente cobre, na Região Metropolitana do Espírito Santo. Esse tipo de crime também é recorrente em Cachoeiro de Itapemirim e diversos municípios do Sul do Estado

Ao todo foram fiscalizados 21 estabelecimentos comerciais especializados em produtos recicláveis, sendo cinco em Vitória, três em Vila Velha, três na Serra, quatro em Cariacica, três em Viana e três em Guarapari.

Durante coletiva de imprensa, o secretário de segurança pública do Espírito Santo, delegado de Polícia Federal Eugênio Ricas, destacou que lhe dar com furtos de fios de cobre é um problema que tem sido um dos maiores desafios, não só da área da segurança pública, quanto na área da gestão pública atualmente.

?Isso tem impactado severamente as nossas cidades porque, na medida em que uma pessoa furta fios de cobre, de um determinado local, isso atinge a internet, os hospitais, os semáforos, os grandes centros de forma generalizada. E ao mesmo tempo em que é uma questão de segurança pública, é também uma questão que envolve outras áreas da gestão pública, como assistência social, saúde... Sabemos que, os tipos de criminoso que tem praticado esse crime, normalmente, são dependentes químicos, que dependem de intervenções que não se restringem a área da segurança pública. Então daí a dificuldade de lhe dar com esse tipo de crime?, declarou o secretário.

 A Operação integrada foi realizada entre Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES) e Prefeituras Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana e Guarapari, que participaram com Guardas Municipais e órgãos de fiscalização.

Ao todo, seis pessoas foram detidas durante a operação. Um total de 320kg de fios de cobre foram apreendidos, quatro estabelecimentos comerciais interditados e 21 boletins de ocorrência confeccionados.  

Ainda não há informação de que trabalho semelhante seja feito nas demais regiões do Estado, como por exemplo, em Cachoeiro e região.