Operação Rejuvenate desarticula esquema de fraude no ES - Jornal Fato
Polícia

Operação Rejuvenate desarticula esquema de fraude no ES

Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e inserção de dados falsos em sistema de informações


Foto: PF

A Polícia Federal, por meio da delegacia de Crimes Fazendários (Delefaz), deflagrou na manhã desta terça-feira (9) a operação "Rejuvenate", com objetivo de desarticular esquema de fraude junto ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), administrado pela Receita Federal do Brasil. A ação aconteceu em Vitória.

Segundo a PF, a operação contou com 11 policiais federais, que cumpriram dois mandados de busca e apreensão na sede de uma empresa financeira e na residência dos proprietários, que resultaram na apreensão de nove discos rígidos de computador.

 

O caso                                                  

A PF investiga esquema de crime de estelionato, tendo como vítimas pessoas aposentadas, praticado pelos administradores da financeira investigada. Era realizada tomada de empréstimos fraudulentos junto à Caixa Econômica Federal em face da adulteração do ano de nascimento de idosos no cadastro do CPF na Receita Federal, a fim de que fosse possível a sua concessão com a diminuição da idade do aposentado, e, posteriormente, a apropriação indevida dos valores concedidos pelo banco.

 

Crimes             

Os investigados poderão responder pelos crimes de Estelionato, disposto no artigo 171 do Código Penal, Falsidade Ideológica, disposto no artigo 299 do Código Penal e Inserção de Dados Falsos em Sistema de Informações, disposto no artigo 313-A do Código Penal.

 

 

Comentários