Operação da Polícia Civil prende três suspeitos de crimes em Cachoeiro

A "Operação Salvo-Conduto", aconteceu no bairro Gilson Carone, na localidade de Morro Grande e no distrito de Conduru.

10/03/2023 16:43
Operação da Polícia Civil prende três suspeitos de crimes em Cachoeiro

Uma operação da Polícia Civil retirou três suspeitos de crimes das ruas de Cachoeiro de Itapemirim, nesta sexta-feira (10). A segunda etapa da ?Operação Salvo-Conduto?, aconteceu no bairro Gilson Carone, na localidade de Morro Grande e no distrito de Conduru.

Por meio do Departamento Especializado em Investigações Criminais (DEIC), a operação que visa o cumprimento de mandados de prisão, teve início às 5h e foi encerrada por volta das 14h. De acordo com o Delegado Rafael Amaral, os trabalhos contaram com a participação de nove investigadores de polícia, além do próprio delegado.

No bairro Gilson Carone, a polícia prendeu um jovem de 19 anos, que está sendo investigado pelo cometimento de mais de 10 roubos em posse de arma de fogo e associação criminosa.

Já na localidade de Monte Líbano, um homem de 39 anos foi preso pelos crimes de homicídio qualificado e ocultação de cadáver, com pena a cumprir, de 18 anos. O assassinato aconteceu em 2002, tendo sido condenado em 2018, mas estava foragido desde a data.

Por fim, no distrito de Conduru, foi preso um homem de 26 anos, por infração aos crimes previstos na Lei Maria da Penha, que busca dar maior proteção às mulheres.

Após serem capturados, todos os presos foram conduzidos à sede da 7ª Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim.

 

?Operação Salvo-Conduto?

Diante da revolução do setor comercial na Europa, durante Idade Média, iniciada no século XI, foram implementadas algumas ações que visavam dar maior segurança aos ?mercatores? (comerciantes), o que motivou os ?Senhores? da época a criarem o ?Salvo-Conduto?, que nada mais era do que conceder a ?paz do mercado" ou "paz da feira", coibindo crimes e transgressões das mais diversas.

Tal política foi habilmente seguida pelos condes de Champanhe, que também se serviram do ?salvo-conduto? e dos guardas das feiras para garantir o sucesso e o bom funcionamento das mesmas.