Número de homicídios cai no ES - Jornal Fato
Polícia

Número de homicídios cai no ES

A redução de homicídios chega a 24%, se comparada com o mesmo período de 2017


O número de homicídios reduziu no Espírito Santo, segundo informou o secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, na Segunda Reunião Itinerante de Monitoramento de Indicadores das Regiões Integradas da Segurança Pública (Risp), que aconteceu nesta sexta-feira (10), em Cachoeiro de Itapemirim. O encontro foi o da Risp 3, referente à região Sul.

A redução de homicídios chega a 24%, se comparada com o mesmo período de 2017. Além disso, as polícias apreenderam, em nível estadual, 2.022 armas nos primeiros sete meses de 2018.

Na região Sul, houve redução de 22% de roubo a pessoa, queda de 50% de roubo a comércio, e furto/roubo de veículo diminuiu 26%. Houve um aumento de 18% de armas apreendidas no Sul, com 265 equipamentos retirados de agressores da sociedade. As operações de cumprimento de mandado cresceram 48%.

"Precisamos a cada dia maximizar a eficiência das forças da Segurança Pública", lembrou Nylton Rodrigues.

 

Reforma

Durante a reunião, da qual participou autoridades das polícias Rodoviária, Civil e Militar e Corp de Bombeiros, o secretário destacou que Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Cachoeiro está sendo reformada. Além disso, Nylton Rodrigues anunciou que há um projeto para reformar o Serviço Médico Legal (SML) do município.

Está prevista, conforme informou o delegado, a construção da nova Delegacia Regional de Cachoeiro e a reforma da Companhia de Polícia Militar de Guaçuí.

 

Risp3

A Risp 3 é formada pelos municípios de Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, São José do Calçado, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Mimoso do Sul, Muqui, Vargem Alta, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha e Piúma.

 

Mudança no mapa da Segurança Pública

Recentemente, a área da Segurança Pública no Espírito Santo ganhou um novo mapeamento geográfico. Pelas atualizações das estruturas das Polícias Civil e Militar, as chamadas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) foram ampliadas, assim como as suas subdivisões, denominadas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP). Se antes as RISPs eram repartidas em Metropolitana, Norte e Sul, agora estão com mais duas divisões: Noroeste e Serrana. A medida visa fortalecer a articulação dos órgãos da Segurança Pública e promover um melhor trabalho das polícias, o que vai das investigações até o patrulhamento ostensivo.

Comentários