Justiça declara greve de PMs ilegal - Jornal Fato
Polícia

Justiça declara greve de PMs ilegal

A multa diária é de R$ 100 mil para as entidades que representam as classes, como as associações de subtenentes e sargentos, oficiais, militares da reserva


Foto: Divulgação

 

Redação

 

A Justiça considerou na manhã dessa segunda-feira (06) ilegal a greve dos policiais militares e determinou o fim do movimento com multa diária de R$ 100 mil para as entidades que representam as classes, como as associações de subtenentes e sargentos, oficiais, militares da reserva, entre outros.


Ele determinou ainda que os familiares e parentes dos militares desobstruam os acessos dos quartéis e batalhões das PMs e Corpo de Bombeiros. 


A decisão é resultado de ação declaratória de ilegalidade de greve, com pedido de tutela antecipada, impetrada pelo Governo do Estado. Foi assinada pelo desembargador plantonista Robson Luiz Abanez, que determinou urgência na intimação das partes envolvidas.


O desembargador concordou com a argumentação do governo do estado de que o movimento dos familiares dos PMs na verdade é uma greve branca , pois representa uma tentativa de busca de melhores condições salariais.


Ainda na ação, o governo afirma que o movimento é apoiado por associações que representam os PMs e que em função dos piquetes realizados pelos familiares em frente às unidades, os policiais alegam que não poderiam fazer nada, a não ser permanecerem aquartelados.


 "O fato é público e notório que desde o início do movimento paredista instalou-se o caos social, principalmente na Grande Vitória, relatado pelos diversos veículos de comunicação a ocorrência de homicídios, roubos, saques e tantos outros crimes", disse o juiz em sua decisão.


O desembargador argumenta ainda que constitucionalmente é proibida aos militares a realização de movimento paredista, "uma vez que suas atividades são indispensáveis à manutenção da paz e da ordem pública".

Comentários