Governo garante diálogo e descarta nova greve da PM - Jornal Fato
Polícia

Governo garante diálogo e descarta nova greve da PM

Secretários dizem que diálogo é permanente e garantem elevação dos salários ao nível médio praticado no país


Foto: Divulgação

Uma publicação apócrifa circula nas redes sociais com o objetivo é colocar medo na população capixaba sobre a possibilidade de uma paralisação da Polícia Militar, no dia 15 de novembro. Na publicação, a reclamação é por melhores salários, melhores equipamentos e ampliação do efetivo. Em 2017, durante o mês de fevereiro, a PM parou por 22 dias. No período foram registrados saques a lojas e 219 assassinatos, o que ocasionou o envio de tropas militares para o Espírito Santo.

As autoridades estaduais rechaçam a possibilidade de que a calamidade possa se repetir. Garantem que o diálogo permanente e a intenção de elevar o salário da categoria à média nacional ao longo do mandato.

De acordo com o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, o governador Renato Casagrande se comprometeu a rever os salários da categoria, que afirma receber o menor salário do país, com objetivo de equipará-lo à média nacional.

Recentemente o governo concedeu reajuste linear de 3,29%, o que, segundo Duboc, exigiu grande esforço. Ele repudiou as ameaças de paralisação em redes sociais e reafirmou que o Governo tem dialogado com as entidades de classe.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Roberto Sá, diz que a publicação será investigada, lamenta que tenha ocorrido "esse anonimato da internet para esse tipo de anúncio, não ajuda nada. Deixa as pessoas apreensivas".

Ele garante que o Governo trabalha pela valorização da categoria, que elogia pelo bom trabalho. "Estamos no décimo mês de redução histórica, de 23 anos, de homicídios. Eles vêm fazendo trabalho de diminuição e controle da criminalidade".

Sá reconhece a defasagem salarial e conta que ele e o governador Renato Casagrande já receberam representantes da categoria e que o diálogo é permanente. "O governador vai, ao longo do seu mandato, colocar os salários de nossos policiais militares, civis e bombeiros na média nacional". 

Roberto Sá diz que existe compreensível angústia das categorias, em razão do tempo. São demandas que vêm de alguns anos. "O Governo tem responsabilidade fiscal e social muito grande. Esse ano de 2019, é o último do ajuste fiscal com limitação de gastos no custeio, com pessoal. Há esse esforço, essa vontade de avançar nesse reconhecimento específico das forças de segurança. Há esse compromisso, que tenho certeza que vai ser cumprido".

O secretário tranquiliza a sociedade e garante que a polícia está trabalhando como nunca. "Tem nosso respeito, reconhecimento e receberão esse tratamento que merecem ao longo desse governo".

Comentários