GCMs vão poder atuar com carabina 556 em Cachoeiro

Novo calibre foi incluído em portaria do secretário municipal de segurança; no entanto, embora o caminho esteja aberto, ainda não há armas do tipo adquiridas pela Prefeitura

20/08/2024 16:31
GCMs vão poder atuar com carabina 556 em Cachoeiro /Foto: Divulgação

Com participação crescente na segurança pública de Cachoeiro de Itapemirim, a Guarda Civil Municipal recebeu a autorização de portar um calibre a mais em armas longas. Além das .40, pistola e carabina, de que já dispõe, uma portaria do secretário municipal de Segurança e Trânsito, o vice-prefeito Ruy Guedes, acrescenta a carabina 556. Foi publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (20).

A carabina ainda não está disponível para os guardas. A inclusão, no entanto, abre caminho para futuras aquisições da Prefeitura Municipal.

Atualmente, os GCMs utilizam armas institucionais a pistola e a carabina .40, que eram usadas pelas polícias Civil e Militar, doadas pelo Governo do Estado à Prefeitura Municipal.

A liberação do novo calibre é mais um passo no reconhecimento do trabalho da Guarda Municipal no sistema de segurança de Cachoeiro.

Depois da greve da Polícia Militar, em 2017, quando pegaram em armas de maneira emergencial- com autorização da Justiça- para suprir a lacuna, ficou evidente a sua importância.

Ainda assim, levou anos até que, em fevereiro de 2020, todos os requisitos necessários para que pudessem atuar armados fossem cumpridos, encerrando um impasse que durava mais de uma década.

A GCM colabora com as demais forças de segurança, patrulhando ruas e avenidas, além de garantir a segurança de áreas e prédios públicos e responder a diversas ocorrências.

Uma de suas faces mais visíveis são as rondas escolares que ocorrem diariamente em educandários da rede pública de ensino.