Um modelo de golpe por telefone vem sendo aplicado já há alguns anos em clientes internados em hospitais. Conhecido como golpe do falso médico, a prática resume-se em uma ligação feita por um estelionatário a familiares de pacientes, identificando-se como médico, e pedindo dinheiro para a realização de exames. Recentemente, duas novas tentativas aconteceram com o Hospital Unimed Sul Capixaba. Ambas sem sucesso, foram encaminhadas para 7ª Delegacia Regional, em Cachoeiro de Itapemirim.
?Já vínhamos fazendo um trabalho preventivo, informando pacientes, familiares e a equipe do Hospital Unimed Sul sobre a prática desse golpe, pois tivemos casos como esses no passado e sabemos de tentativas do mesmo golpe em outros hospitais do Estado. Felizmente, a partir no nosso alerta, o golpe não foi concretizado, uma vez que as famílias estavam atentas?, conta o supervisor de Relacionamento da Unimed Sul Capixaba, Maycon Delatorri.
Ao ser contatada pelo estelionatário, um familiar ouviu do falso médico que o plano de saúde do paciente não cobria a realização dos exames necessários para o tratamento e, por esse motivo, deveria depositar a quantia de R$ 2.390,00 em uma conta bancária até às 12h do mesmo dia. Atento ao golpe, o familiar disse que só conseguiria realizar o depósito através de transferência via celular e, para isso, precisaria do nome completo e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do destinatário.
?De posse do nome e CPF informados pelo estelionatário, o familiar nos procurou e relatou o caso. Fizemos uma busca pelo CPF e conseguimos descobrir os dados e o endereço dele. Para nossa surpresa, ele se identificou com o nome verdadeiro e é morador de Rondonópolis, em Mato Grosso. Fizemos o Boletim de Ocorrência e entregamos todo o material para a polícia?, relata Maycon Delatorri.
Segundo o diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Gediel Teixeira Xavier, a segunda vítima do golpe também percebeu a tempo do que se tratava e desligou o telefone sem dar sequência a conversa. ?Estamos intensificando esse trabalho informativo em todo o Hospital Unimed Sul, com colaboradores, pacientes e acompanhantes. É preciso deixar claro que a Unimed Sul Capixaba ou qualquer um de nossos colaboradores não pede informações de pacientes por telefone, muito menos, depósitos em dinheiro?, alerta.