Falso médico tenta aplicar golpe em pacientes da Unimed - Jornal Fato
Polícia

Falso médico tenta aplicar golpe em pacientes da Unimed


 

Um modelo de golpe por telefone vem sendo aplicado já há alguns anos em clientes internados em hospitais. Conhecido como golpe do falso médico, a prática resume-se em uma ligação feita por um estelionatário a familiares de pacientes, identificando-se como médico, e pedindo dinheiro para a realização de exames. Recentemente, duas novas tentativas aconteceram com o Hospital Unimed Sul Capixaba. Ambas sem sucesso, foram encaminhadas para 7ª Delegacia Regional, em Cachoeiro de Itapemirim.

 

"Já vínhamos fazendo um trabalho preventivo, informando pacientes, familiares e a equipe do Hospital Unimed Sul sobre a prática desse golpe, pois tivemos casos como esses no passado e sabemos de tentativas do mesmo golpe em outros hospitais do Estado. Felizmente, a partir no nosso alerta, o golpe não foi concretizado, uma vez que as famílias estavam atentas", conta o supervisor de Relacionamento da Unimed Sul Capixaba, Maycon Delatorri.

 

Ao ser contatada pelo estelionatário, um familiar ouviu do falso médico que o plano de saúde do paciente não cobria a realização dos exames necessários para o tratamento e, por esse motivo, deveria depositar a quantia de R$ 2.390,00 em uma conta bancária até às 12h do mesmo dia. Atento ao golpe, o familiar disse que só conseguiria realizar o depósito através de transferência via celular e, para isso, precisaria do nome completo e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do destinatário.  

 

"De posse do nome e CPF informados pelo estelionatário, o familiar nos procurou e relatou o caso. Fizemos uma busca pelo CPF e conseguimos descobrir os dados e o endereço dele. Para nossa surpresa, ele se identificou com o nome verdadeiro e é morador de Rondonópolis, em Mato Grosso. Fizemos o Boletim de Ocorrência e entregamos todo o material para a polícia", relata Maycon Delatorri.

 

Segundo o diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Gediel Teixeira Xavier, a segunda vítima do golpe também percebeu a tempo do que se tratava e desligou o telefone sem dar sequência a conversa. "Estamos intensificando esse trabalho informativo em todo o Hospital Unimed Sul, com colaboradores, pacientes e acompanhantes. É preciso deixar claro que a Unimed Sul Capixaba ou qualquer um de nossos colaboradores não pede informações de pacientes por telefone, muito menos, depósitos em dinheiro", alerta.

 

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