Fã mirim com doença rara, tem dia especial com a Polícia Militar

"O Ygor tem um sonho, um sonho muito nobre que é servir e proteger a sociedade capixaba. É o papel do nosso policial militar", destacou o coronel Caus prestando continência para o pequeno.

11/12/2021 07:56
Fã mirim com doença rara, tem dia especial com a Polícia Militar

Ygor Leandro do Nascimento Silva, 8 anos, fã da Polícia Militar. Nesta semana o pequeno viveu um dia de policial. O momento aconteceu após o Ygor ter alta médica. Com tanta disposição e alegria ninguém imagina a luta que o garoto tem. Ele tem uma doença congênita, problemas renais, já passou por diversas operações e as internações são frequentes. A última delas teve início no dia 26 de novembro.

Na quinta-feira (02) o Ygor foi visitado no hospital pelo assessor de Comunicação da PMES, tenente-coronel Anderson Loureiro Barboza, acompanhando da major Helena Stein. A supressa aconteceu após os militares receberem um convite da psicóloga da instituição contando a história de vida do garoto e o quanto ele é fã da polícia militar. O momento foi incrível e levou muita alegria para o Ygor, que apesar de estar internado, esbanjava felicidade e encantava a todos.

Ele não tinha previsão e alta, porém no dia seguinte os médicos liberaram o Ygor do hospital. Com essa notícia foi montada uma força tarefa para que nesta semana o Ygor pudesse conhecer o Quartel da Polícia Militar e ver de perto a rotina dos policiais militares.

Nesta quarta-feira (08) o Ygor foi buscando em sua residência, no município de Serra, para viver uma manhã especial.

A primeira parada foi no Regimento de Polícia Montada (RPMont). Lá, o garoto foi recebido pelo comandante da Unidade, tenente-coronel Giuliano Menegatti, ganhou uma camisa, um cinto e um bibico e já foi para as baias ver de perto os cavalos que os policiais usam. Na madrugada daquele mesmo dia uma das éguas do Regimento deu a luz a um potro. O comandante da Unidade pediu para que Ygor escolhesse o nome para o animal e ele o batizou de ?Xbox?. Ele também montou um dos cavalos do projeto de equoterapia, um método terapêutico que utiliza o cavalo, as técnicas de equitação e as práticas equestres dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de equitação, saúde e educação, buscando a reabilitação e/ou o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Serviço disponibilizado pela PMES à comunidade de maneira gratuita.

De lá, o pequeno seguiu para o Batalhão de Ações com Cães (BAC). Como ele mesmo disse ?Eu sou do time de vocês?. E para ser do time tem que vestir o uniforme. Mais uma vez o menino trocou de roupa e colocou a farda camuflada usada pelos militares da Unidade. No BAC o garoto entrou na viatura, utilizou o rádio comunicador e até recebeu uma ocorrência passado pela equipe que o recepcionou na Unidade. Em seguida viu uma apresentação dos cães e a maneira como os policiais utilizam os animais nas diferentes ocorrências em que atuam.

A próxima parada foi no Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer) da Secretaria da Casa Militar. E o Ygor viu pousar um dos helicópteros da Unidade que estava retornando de um atendimento. Com a aeronave em terra firme, o menino entrou, utilizou o capacete dos tripulantes e registrou várias fotos com a equipe do NOTAer. Também foi presenteado com um adesivo do grupamento aéreo.

Para finalizar, Ygor foi recebido pelo comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, em seu gabinete. Foi um momento ímpar. O coronel presenteou o pequeno com as bandeiras do Espírito Santo e da PMES, em miniatura, e um boné do NOTAer, o primeiro que ele havia ganhado, já que também é piloto.

?O Ygor tem um sonho, um sonho muito nobre que é servir e proteger a sociedade capixaba. É o papel do nosso policial militar?, destacou o coronel Caus prestando continência para o pequeno.