Encontrados os corpos dos três adolescentes desaparecidos em Sooretama

Os corpos estavam em uma plantação de Eucalipto, na zona rural da cidade.

01/09/2023 19:21
Encontrados os corpos dos três adolescentes desaparecidos em Sooretama /Foto: Divulgação Sesp.

Os corpos dos três adolescentes, Welington, Kauã e Carlos Henrique, desaparecidos há cerca de duas semanas em Sooretama foram localizados, nesta sexta-feira (1º), pelas forças de Segurança do Espírito Santo. Os corpos estavam em uma plantação de Eucalipto, na zona rural da cidade. Um homem de 20 anos, apontado pela Polícia como liderança do tráfico no bairro Areal e responsável de arquitetar toda a cena de crueldade e mandar matar os adolescentes, foi preso. Uma submetralhadora foi apreendida após o traficante trocar tiros com a Polícia. 

"Os criminosos do tráfico de drogas são covardes, perversos, extremamente violentos e cometem atrocidades nas comunidades em vulnerabilidade social. Inconsequentes, irresponsáveis sentem só a seu favor uma legislação que os enche do sentimento de impunidade. Infelizmente aquilo que não queríamos aconteceu. Os três garotos de Sooretama foram mortos e enterrados por traficantes. O nosso trabalho continua. Três criminosos presos e vamos achar todos os outros", declarou o o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho.

Desde a quarta-feira da semana passada, as buscas pelos desparecidos foram coordenadas por meio de uma sala de situação, instalada na Prefeitura Municipal de Sooretama. Os recursos operacionais foram distribuídos de modo a realizar uma varredura na maior área possível.

Com equipes em terra, uso de cães farejadores, drones, aeronave e participação da comunidade local, as equipes da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros rastrearam plantações, áreas de mata, descampados, imóveis e lagoas, por cinco dias consecutivos. Nenhum vestígio dos adolescentes foi encontrado e as buscas suspensas no último domingo (27).

Apesar do fim das buscas, o trabalho investigativo da Polícia Civil, iniciado desde o momento em que o desaparecimento foi comunicado às autoridades continuou, por meio da Delegacia de Polícia de Sooretama, com apoio da Superintendência de Polícia Regional Norte, do CIAT Norte, da Delegacia Regional de Linhares e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Linhares.

Durante as investigações, na sexta-feira passada, um veículo foi apreendido e, em seu interior, a perícia encontrou vestígios de sangue humano. O responsável pelo carro, um motorista de aplicativo, foi detido. Familiares dos desaparecidos coletaram amostras genéticas para comparação por meio de DNA. Os exames ainda não ficaram prontos. Ontem, um menor que também teria envolvimento com o crime, também foi apreendido. 

Uma coletiva de imprensa foi convocada pelas forças de segurança para divulgação dos detalhes do caso, na noite desta sexta-feira (1). Participaram da coletiva o superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Fabrício Dutra, o delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Alexandre Cerqueira.