Cão do ES recebe certificação para detecção de cadáveres - Jornal Fato
Polícia

Cão do ES recebe certificação para detecção de cadáveres

O treinamento teve início no dia 6 deste mês e foi realizado na área do Corpo de Bombeiros


Foto: Divulgação

O cão Spy, que integra a unidade K9 da Polícia Civil, é o único cão do Estado apto para atuar em ocorrências que envolvam a detecção de restos mortais humanos. A certificação foi entregue na última quinta-feira (13) ao investigador de polícia e condutor do cão, André Cardoso da Silva, que também foi aprovado no curso promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado. O treinamento teve início no dia 6 deste mês e foi realizado na área do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o investigador de polícia, essa capacitação regulamentou sua atividade como condutor do cão e a atuação do animal. "Esse certificado é muito importante, pois torna a ação mais profissional, evitando questionamentos e dando credibilidade nas operações em que o cão participa. Além disso, proporciona o controle nas ações, evitando que o amadorismo aconteça", explicou.

O condutor do cão explicou que, antes do curso, o Spy já estava atuando em algumas operações. "Para começar a atuar, ele passou por um treinamento de um ano e oito meses. A partir de então, ele começou a atender ocorrências em ações conjuntas com o Corpo de Bombeiros e outras unidades da Polícia Civil, nas quais logrou êxito em localizar cadáveres. Esse curso só vai aprimorar o nosso trabalho", destacou o condutor do cão.

A certificação tem validade de dois anos. "Após esse período, o Spy fará um teste para certificar que ele continua habilitado a exercer as funções determinadas. Além da aprovação, nós também estamos aptos para participar da comissão avaliadora de provas para certificação do cão e do condutor", finalizou André Cardoso. 

Comentários