Cachoeiro recebe Operação Resguardo II

Em entrevista ao FATO, titular da DEAM-CI, Dra. Edilma Oliveira faz um balanço das ações 2021 e detalha ações contra a violência doméstica

11/02/2022 10:59
Cachoeiro recebe Operação Resguardo II

?As mulheres estão denunciando mais os crimes de violência?, é o que afirma a titular da DEAM - Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Cachoeiro de Itapemirim, Dra. Edilma Oliveira. Em entrevista exclusiva ao FATO, ela resume que em 2021 houve um aumento da procura de mulheres por medidas protetivas e registro de ocorrências de violência doméstica.

?Em dezembro de 2021, fechamos com 521 medidas protetivas, o que significa que todas estas mulheres de Cachoeiro estão amparadas pela Justiça. Outro dado importante: houve uma redução de desistências de pedidos destas medidas restritivas em comparação com anos anteriores?, detalha a delegada.

Para ampliar estes atendimentos à mulher, acontece a partir deste sábado (12), a Operação Resguardo II no sul do ES, tendo como epicentro Cachoeiro de Itapemirim:

?É uma operação nacional, do Ministério da Justiça, evolvendo todos os estados e no Espírito Santo, especificamente em Cachoeiro e região vamos até dia 08 de março com esta operação?, conta a delegada.

A Operação Resguardo II consiste em uma série de ações preventivas e educativas sobre a violência contra a mulher, incluindo cumprimento de mandados, ações repressivas e apuração de Disque Denúncia, em todos os municípios do sul do ES.

?Também vamos percorrer o comércio, escolas e CRAS, promovendo palestras e conscientização da importância que a denúncia pelo disque 100 tem na proteção destas mulheres vítimas de violência. Esperamos que a ação renda frutos e contamos com o apoio da sociedade?, através a Operação Resguardo II?, detalha a delgada Edilma Oliveira.

Portanto os bairros de Cachoeiro estarão com toda a Equipe da DEAM atendendo denúncias e vítimas de violência doméstica. A delegada reforça o uso do Disque 100: ?Ao fazer uma denúncia é preciso que tenha o máximo de dados possível para que possamos agir de forma mais eficaz em cada caso?, esclarece.

 

EQUIPE AMPLIADA

Hoje a Delegacia da Mulher de Cachoeiro conta com um reforço em sua Equipe: um investigador, um escrivão e uma novidade: uma Psicóloga passa a atender na DEAM-CI, sendo a única unidade do sul do Espírito Santo a contar com uma profissional para este tipo de abordagem às vítimas.

?As mulheres são atendidas com toda a privacidade, dentro de uma sala, por uma profissional capacitada, com um tempo dedicado maior que uma consulta, de forma personalizada, por se tratar de assuntos muito delicados: há conversas que chegam até a uma hora e meia de duração, mas todas as mulheres são prontamente recebidas e atendidas e saem daqui com alguma garantia de segurança, desde que façam o registro da ocorrência?, detalha Dra. Edilma.

 

HOMENS AINDA DESCUMPREM MEDIDAS PROTETIVAS

Mesmo com avanço no combate à violência contra as mulheres e a expedição das medidas protetivas por parte do poder judiciário, muitos homens ainda insistem em descumprir a ordem, o que causa inevitavelmente sua prisão.

?Desde que foi criada, a Medida Protetiva é uma das medias legais mais descumpridas, em relação a outros do código penal, configurando um crime. O homem ainda acredita que a decisão judicial não terão efeito sobre ele. Há uma cultura ainda muito machista de ?pagar para ver?. As mulheres são muito bem orientadas sobre todos os passos que sua decisão de denunciar o agressor vai acarretar e saem da DEAM-CI conscientes?, explica a delegada, que conclui: ?foi agredida? Faça sua denúncia, diretamente na delegacia da mulher. Descumpriu a medida protetiva volte e denuncie para as medidas legais?.

DEAM - CI - Rua Coelho Mello, número 1 - Bairro Independência - Em Frente ao Fórum de Cachoeiro. 

VEJA O VÍDEO COM A DELEGADA EDILMA OLIVEIRA