Cachoeiro: 179 pássaros silvestres são apreendidos no Gilson Carone

Os animais eram mantidos em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente, sendo identificado inclusive que alguns deles constam na lista de extinção

05/12/2023 10:00
Cachoeiro: 179 pássaros silvestres são apreendidos no Gilson Carone /Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira (4), uma equipe do 1° Pelotão da 4° Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, durante atendimento de denúncia anônima 181, realizou apreensão de 179 pássaros silvestres no bairro Gilson Carone, em Cachoeiro de Itapemirim.

Durante as averiguações, os militares constataram que os animais eram mantidos em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente, sendo identificado inclusive que alguns deles constam na lista de extinção, conforme o decreto estadual 5237-R/2022, como é o caso do pássaro popularmente conhecido como Trinca-Ferro, que foi contabilizado a quantia de 81 pássaros; além dos 76 Coleiros; 17 Tico-Tico; 02 Sabiás; 01 Canário-da-Terra; 01 Coleiro-do-Brejo e 01 Bigodinho.

O responsável pela manutenção dos animais em cativeiro foi autuado pelo ilícito constatado, conforme prevê o Art. 29 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais), com previsão de pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

Todos animais apreendidos serão encaminhados ao órgão ambiental competente, onde receberão os cuidados necessários para reintrodução ao habitat natural.

Denúncias devem ser realizadas através do Disque Denúncia 181, ou pelo sítio eletrônico https://disquedenuncia181.es.gov.br.