4.800 armas de fogo são destruídas no ES - Jornal Fato
Polícia

4.800 armas de fogo são destruídas no ES


 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social; em parceria com o 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, destruiu 4.800 armas de fogo, na sede do 38º Batalhão, em Vila Velha, em evento realizado na manhã desta quarta-feira (06).

 

Esta ação é parte da Entrega Voluntária de Armas e contou com a presença do governador Paulo Hartung; secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia; do diretor de fiscalização de produtos controlados, general de brigada do Exército Brasileiro, Ivan Ferreira Neiva Filho; do comandante do 38º Batalhão de Infantaria, coronel Edson Hiroshi; além de autoridades militares e civis.

 

Parte importante do processo de redução dos homicídios no Estado, a destruição de armas apreendidas e entregues voluntariamente pela população, tem sido realizada anualmente. Neste ano, a data escolhida foi mais próxima do Dia Internacional do Desarmamento, comemorado neste sábado (09).

 

O secretário André Garcia agradeceu o empenho de todos os policiais e guardas municipais que atuam diariamente para prender criminosos e retirar armas de fogo de circulação. "Só no ano passado, foram 4 mil armas apreendidas. Cada arma retirada é menos um homicídio consumado. Estamos em nosso sétimo ano consecutivo de queda nos indicadores e um dos fatores determinantes para este resultado é o excelente trabalho realizado pelos policiais civis, militares, federais e guardas municipais. Estamos próximos de chegar na taxa nacional de homicídios e vamos manter nosso foco e planejamento para garantir um Espírito Santo mais seguro", finalizou.

 

 As atividades de recebimento e destruição das armas tem o amparo legal no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de dezembro de 2003), que trata sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, além de estabelecer outras providencias; na resolução 134 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que versa sobre as armas de fogo e munições apreendidas nos autos submetidos ao Poder Judiciário.

 

Apreensão de Armas - ano x número de armas

2010 - 2.854

2011 - 3.203

2012 - 3.789

2013 - 4.254

2014 - 4.301

2015 - 4.026

2016 - 1.768 (primeiro semestre)

Comentários