Curso da Guarda aborda desafios da segurança pública e relação com imprensa - Jornal Fato
Polícia

Curso da Guarda aborda desafios da segurança pública e relação com imprensa


A etapa teórica ocorre na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas (Faccaci), em Morro Grande

Seguem na Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas (Faccaci), na localidade de Morro Grande, as aulas teóricas do curso para os guardas civis municipais que atuam em Cachoeiro, que tiveram início na semana passada. E nesta segunda-feira (26), durante todo o dia, os agentes tiveram disciplina de Mídia Training, com o professor Leonece Barros, investigador aposentado da Polícia Civil, jornalista e radialista. 



"Falamos sobre o relacionamento com a imprensa, destacando que os jornalistas são importantes parceiros dos agentes da segurança pública. Também explicamos que esses profissionais, essencialmente, trabalham em busca de informações, para transmiti-las com ética", resumiu Barros. Ao fim da atividade, os alunos foram levados a uma emissora de televisão do município, para conhecer suas dependências e funcionamento.



O cronograma desta semana, que vai até sexta (2), inclui ainda aulas de Organização e Legislação da Guarda Municipal de Cachoeiro, com a professora Elda Rodrigues de Oliveira; Espaço Público - Guarda Municipal e Comunidade, com o professor Alessandro Darós Vieira; Violência e (in) Segurança Pública, também com Darós; Fundamentos da Gestão Integrada e Gestão Integrada da Segurança Pública em Cachoeiro, com o professor Tiago Zampieri Hasselmann; e Legislação e Fiscalização de Trânsito (oficina de vivenciamento), com o professor Athos Alves. 



"O projeto pedagógico tem como base o dia a dia do trabalho dos agentes. Por isso, tratamos de temas pertinentes à vida profissional deles, que já possuem suas histórias. Ainda assim, temos trazido questionamentos novos, porque a segurança pública é uma área que se inova constantemente", esclareceu a coordenadora pedagógica do curso, Eni Morelli de Souza, investigadora da Polícia Civil. 



Coordenado pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), o curso prevê o treinamento de tiro e sua conclusão é um dos requisitos para que os agentes voltem a usar o armamento em serviço.



São 550 horas, ministradas durante três meses. Após esses primeiros dias de aula teórica, os alunos terão a fase prática em estande de tiro, academia, departamentos de Trânsito municipal e estadual e no Corpo de Bombeiros, entre outros locais, dentro e fora da cidade.

Comentários