Desejos

29/12/2017 00:00

Se eu pudesse definir 2017 em uma palavra, seria coragem. Foi o início e o fim de muitos ciclos. Precisei levantar do confortável sofá da acomodação e partir para a conquista de todas as coisas que me fizeram sorrir de verdade. Também foi um ano de perdas. Grandes amigos se foram, e acho que, para a morte, nunca estarei preparada. Não houve um só dia em que não precisei ser forte. Não houve um só dia em que, mesmo no caos, eu não tenha encontrado um motivo para ser feliz e continuar. Chego aqui com a cabeça erguida, a consciência do dever cumprido e o coração em festa.

 

A partir das minhas experiências, fiz a lista de desejos para 2018, esperando que eles todos se realizem para cada um de nós.

 

Desejo que a morte de quem amamos dê uma trégua, mas, se não for possível, que aprendamos a aceitar com mais tranquilidade esse processo tão natural quanto doloroso.

 

Desejo que a coragem continue nos guiando. Seja para ir ou para ficar. Para continuar ou voltar atrás. Para a entrega ou para a cautela. Coragem para escolher por aonde ir e para aceitar o que vai ficar para trás, porque não dá para ter nem para ser tudo.

 

Desejo que sejamos mais caridosos com o outro. Não só no compartilhar, mas no julgar e, acima de tudo, no respeitar. Que o que o outro decidiu não nos seja motivo de piadas ou maledicências. Que a fraqueza do outro nos impulsione mais para a solidariedade do que para a crítica. Que o espelho nos mostre, a cada dia, uma pessoa melhor.

 

Desejo que cheguemos onde quisermos e que subamos todos bem alto, mas que nunca, jamais, usemos os outros como escada. Que as nossas falhas sejam assumidas como nossas, sem aquela imensa necessidade de arrumar culpados para que pareçamos perfeitos. Perfeito é ter o caráter de assumir quem a gente é, com nossos vícios, virtudes, humores e amores.

 

Desejo que o amor esteja presente ininterruptamente, e que no final de cada dia lembremos sempre de porque essa luta vale tanto à pena. E que esse amor seja revelado, Não tenhamos vergonha de dizer, a quem quer que seja, o quanto amamos. E mais: desejo que esse amor seja recíproco, e que, sentindo-se amado, a alegria esteja mais perto e o novo ano mais colorido.

 

Que em 2018 não falte motivos para celebrar a vida, com abraços, sorrisos, música, poesia, brindes e todas aquelas coisas que fazem folia na alma da cada um. Que nossas lutas não sejam em vão. Que o preconceito e o ódio sejam derrotados. E que, quando chegar ao fim, o mundo nos pareça mais leve do que agora.