Vigilância Sanitária fiscaliza supermercados em Cachoeiro

23/05/2013 20:17

Com o objetivo de garantir aos consumidores produtos de qualidade e dentro do prazo de validade, a Vigilância Sanitária Municipal realizou fiscalização em supermercados e mercearias de Cachoeiro de Itapemirim em dois finais de semana deste mês.

Vinte estabelecimentos foram inspecionados e cerca de 250 quilos de alimentos, apreendidos, entre enlatados, pescados, grãos, além de produtos de limpeza "" cera, detergente e água sanitária.

"Ã? muito importante esse tipo de trabalho, pois só assim podemos garantir aos consumidores produtos de qualidade e com procedência confiável", afirma o secretário municipal de Saúde, Abel Sant'Anna Júnior.

O trabalho vai continuar nos próximos meses, nos bairros, distritos, localidades e na região central de Cachoeiro. "A fiscalização constante e a conscientização dos comerciantes têm garantido a redução progressiva da quantidade de produtos apreendidos. Em anos anteriores as apreensões eram bem maiores, chegando a até uma tonelada por fiscalização"?, avalia o gerente de Vigilância Sanitária, Ricardo Vianna.

O que é apreendido é encaminhado para o aterro sanitário municipal, localizado no distrito de São Joaquim. E os produtos químicos são destinados à coleta especial do lixo químico e hospitalar.

 

Inspeção

Os fiscais da Vigilância Sanitária também estiveram em cerca de 20 salões entre os meses de abril e maio para trabalho de rotina na sede do município. Foram apreendidos cerca de 200 quilos de cremes e shampoos, entre outros produtos para tratamento capilar.

"No bairro Zumbi, encontramos até um local onde eram fabricados clandestinamente produtos de beleza para aplicação nos cabelos. As embalagens não tinham rótulo e não havia selo de inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já num outro salão, no centro da cidade, apreendemos produtos caros, de marca, porém fora do prazo de validade"?, relata Ricardo Vianna.

Cerca de 30 farmácias foram inspecionadas no município no mesmo período. Maquiagens para crianças e adultos, entre elas estojos, lápis e batons foram apreendidos durante a fiscalização. Cerca de 500 itens saíram de circulação devido a irregularidades como prazo de validade vencido.

Â