As medidas, embora ainda não surtam grandes efeitos, parecem fazer parte de um projeto maior, que a municipalidade peca por não divulgar. Não dá para crer que as modificações não sigam um plano. Que sejam feitas na base do achismo, como se convencionou em Cachoeiro. Do contrário, a emenda pode ficar pior que o soneto.
A Prefeitura tem mexido onde pode, já que a reformulação das estreitas ruas é cara e, hoje, inviável. A saída é privilegiar o transporte coletivo, como tem sido feito.
Até agora, acertou em cheio na redução da praça Gilberto Machado, hoje transformada em rotatória. O trânsito lá, um dos pontos mais complicados da cidade, já flui bem melhor.
As demais medidas adotadas não alcançaram a eficácia. E o motivo parece ser sempre o mesmo: precisam de fiscalização, que falta. Ã? por isso que muita gente desrespeita a proibição de estacionar em frente ao Ciac, a faixa exclusiva para ônibus no Guandu, muitas vezes feita de estacionamento, e mesmo o semáforo instalado no início da Jones dos Santos Neves, que dá acesso à Bernardo Horta. Acidentes já foram registrados no ponto.
A Prefeitura alega que o número de agentes de trânsito é pequeno. Ã?. Mas, quando falta quantidade, é preciso compensar na qualidade. Parece o momento certo para mudar a linha de atuação. Deixar de lado o foco arrecadador, de multas e remoções, para atuar na orientação aos motoristas, ainda atordoados com tantas alterações em tão pouco tempo.
Apesar de o trânsito ser municipalizado, não creio que haja impedimento para uma parceria com a Polícia Militar para ajudar no trabalho, como já ocorre em blitzes. A atuação sinérgica entre as duas corporações pode, emergencialmente, minimizar o problema da falta de contingente.
Â
"Deixar de lado o foco arrecadador, de multas e remoções, para atuar na orientação aos motoristas, ainda atordoados com tantas alterações em tão pouco tempo"?.
Â
Numérica
2.100 passageiros estão cadastrados para utilizar o Passe Livre do transporte coletivo urbano em Cachoeiro. No mês passado, apenas 1.384 delas utilizaram o serviço. Das 583.000 viagens disponíveis em sete meses, apenas 155.000 foram utilizadas. Antes da reformulação do sistema, por dia, entre 6.000 e 7.000 viajavam, diariamente, às custas da Prefeitura.
A Prefeitura economiza, em média, 60% do que gastava com o transporte público gratuito. No mês passado, foram R$ 39.400,00, mas a média mensal é maior, entre R$ 55.000,00 e 60.000, 00. Ainda assim, bem menos do que os R$ 150.000,00 de antes. Agora só tem direito ao serviço quem tem renda per capita de até R$ 140,00 por mês. O cadastro é feito na Ilha da Luz.
Â
Aspas
Higner Mansur
Advogado e articulista critica o não lançamento de reedições e edição, previamente anunciado, dos livros de Newton Braga e alusivo a ele.
Â
Sobe
PT
O partido jura que não se movimentou, mas gostou da demonstração de unidade da sua base aliada, que se recusou a participar de evento de viés anti-petista. Mostra que as amarrações do governo não estão tão frouxas.
Â
Desce
PMDB
O partido saiu chamuscado da reunião que pretendia reunir as principais siglas de Cachoeiro. Não convidou o PT do prefeito Carlos Casteglione, e os partidos aliados a ele também não foram.
Â
Vias de FATO
O PSF do bairro Paraíso inovou. Diariamente a trilha sonora do ambiente é de música clássica e Roberto Carlos. Os pacientes vão tratar do corpo, mas acabam elevando até a alma.
**************
O prefeito licenciado Carlos Casteglione se prepara para embarcar para a Itália, onde, a partir de amanhã, acompanha a Feira de Verona, voltada para o setor de rochas ornamentais.
**************
O deputado Glauber Coelho (PR) tem tempo e não se afoba. Pode ser candidato a prefeito agora, com grandes chances, como pode também esperar mais dois anos para se eleger deputado federal.
**************
PSB, PV e PDT estão afinadíssimos. Os três devem seguir o mesmo caminho nas eleições do ano que vem, em Cachoeiro.
**************
Por outro lado, DEM e PMDB parecem também rumar para uma parceria ortodoxa no ano que vem. Algo inimaginável até bem pouco tempo em Cachoeiro.
**************
Até amanhã.
Â
Â