Teste do coraçãozinho pode ser obrigatório - Jornal Fato
Notícias

Teste do coraçãozinho pode ser obrigatório


Será votado às 14h00 de hoje(03), em sessão ordinária da Câmara Municipal de Cachoeiro, um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização do teste do coraçãozinho em todos os recém nascidos nas maternidades do município.

A matéria é de autoria do presidente da Casa de Leis, vereador Júlio Ferrari (PV), e tem por objetivo diagnosticar problemas cardíacos, como a cardiopatia congênita, por exemplo, antes que a criança tenha alta hospitalar.

A checagem do estado de saúde cardíaca da criança será feita através da oximetria de pulso, método indolor utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue, que deve ser realizado em até 24 horas após o nascimento do bebê. Após análise, se for detectado oxigênio abaixo de 95% na corrente sanguínea, é realizado ecocardiograma para investigar a existência de problemas cardíacos.

A realização dos exames para detecção de doenças cardiológicas é uma reivindicação da Associação de Assistência à Criança Cardiopata, a fim de minimizar os riscos de defeitos congênitos mais letais, decorrentes da ausência de diagnóstico precoce.

"Quanto antes os problemas cardíacos forem diagnosticados, mais rápido pode-se agir para resguardar a saúde das nossas crianças"?, disse Júlio Ferrari.

 

Jackson Soares

 

Comentários