Sono ruim pode fazer mal ao coração - Jornal Fato
Notícias

Sono ruim pode fazer mal ao coração


Quem pensa que os roncos durante o sono são algo normal, está enganado. Roncar é sintoma de distúrbio do sono e pode estar associado ao perigo de doenças do coração. Hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas são algumas das medidas para evitar o problema.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 40% da população mundial apresenta algum tipo de distúrbio ou síndrome do sono. No Brasil, este percentual na idade adulta é de 30%. De acordo com o cardiologista Gil Gonçalves, que atua em Cachoeiro, grande parte de seus pacientes se queixa desse mal. A apneia do sono - interrupção do fluxo respiratório por mais de 10 segundos - é um destes problemas que tem forte relação com problemas cardíacos. Em longo prazo, a doença pode comprometer a saúde coronária.

Além da apneia, a insônia, o sono não reparador - quando há a sensação de cansaço e sonolência durante o dia - e os roncos podem ser sinais. O especialista afirma que nem sempre o mal está associado a algum problema cardíaco. Porém, a incidência de cardíacos que apresentam a patologia é grande.

O ideal, afirma, é procurar a orientação de um médico. Exames como o de polissonografia, avaliam o comportamento do paciente durante o sono.

 

Tratamentos

Ter hábitos saudáveis, principalmente antes de dormir é essencial. Segundo Gonçalves, uma rotina composta por alimentação saudável, exercícios físicos regulares, além de evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e diminuição do peso, evitam o aparecimento tanto de problemas cardíacos quanto de distúrbios do sono.

O especialista diz que para cada tipo de problema há um tratamento específico, que vai desde a mudança de hábitos noturnos e medicamentos a exercícios de fortalecimento da garganta, o que diminui a intensidade do distúrbio.

Para dormir bem

Apesar da ansiedade, do estresse e do ritmo da vida moderna, medidas simples podem garantir uma boa qualidade do sono. No livro "Idade Biológica: comportamento humano e renovação celular"?, de Eliana Guimarães Pyhn e Maria Lúcia dos Santos, editora Senac São Paulo, 2003, especialistas enumeram dez dicas:

1-      Alimentação. Não coma muito e evite cafeína, nicotina e álcool pelo menos 4 horas antes de ir para a cama;

2 "" Rotina. Mantenha um ritmo de sono. Vá para a cama na mesma hora todas as noites e tente manter essa rotina nos fins de semana;

3 "" Relaxamento. Se não dormir em 30 minutos, levante-se e procure uma atividade relaxante como ouvir música suave ou ler;

4 "" Desconecte-se. Evite fazer anotações, ler ou assistir à TV na cama;

5 "" Banho. Tome um banho morno, tente relaxar e evite pensamentos desagradáveis. Quando o corpo está pronto para dormir, geralmente a temperatura dele cai. Um banho pode estimular a bioquímica do sono;

6 "" Malhação. Exercite-se mais cedo, sempre antes e nunca depois do jantar, ou pelo menos 3 horas antes de dormir;

7 "" Ambiente. Escureça o quarto. Geralmente, as pessoas dormem melhor em ambientes escuros;

8 "" Fome. Ã? difícil dormir sentindo fome; coma algo leve antes de deitar-se: uma maçã é uma boa opção;

9 "" Não cochile. Caso você tenha insônia ou dificuldade para dormir, evite dormir durante o dia ou, se estiver muito cansado, procure dormir menos de 1 hora;

10 "" Organização. Aprenda a dominar o estresse, faça um planejamento para diminuir o ritmo do dia-a-dia, especialmente da segunda parte do dia.

 

Beatriz Caliman

 

Comentários