Segunda chance para condenados

29/03/2012 23:38

Internos da Penitenciária Regional de Cachoeiro de Itapemirim (PRCI) iniciaram um novo curso profissionalizante este mês. Ao todo, 23 alunos estão participando do Curso de Mecânica e Manutenção de Motores, oferecido por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O curso tem carga horária de 260 horas e está previsto para acabar no final de junho. A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

Também estão previstas para este ano mais duas capacitações nesse mesmo formato: o curso de Mecânico de Manutenção em Motocicletas e Eletricista de Automóveis. Os cursos são voltados a detentos que estão inseridos na escolarização, cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio.

O Pronatec trabalha expandindo a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para isso, o projeto envolve ações de assistência técnica e financeira, que, juntos, oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Uma das novidades do programa é a criação da Bolsa-Formação, que irá ofertar vagas em cursos de qualificação para trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social.

Para a diretora da unidade, Solane Miltes Porto, a profissionalização é uma das ferramentas da ressocialização.

"Os cursos profissionalizantes das mais diversas áreas fazem parte de um projeto de humanização que percebe a capacitação profissional como um dos pilares para a ressocialização"?, avalia.

 

Â