Rodrigo Coelho volta ao governo

29/03/2012 00:44

O deputado Rodrigo Coelho (PT) anunciou sua licença do mandato, na sessão ordinária de ontem. O pedido formal já foi feito à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (Ales) e deve ser lido no expediente da sessão de segunda-feira.

Rodrigo Coelho era secretário de Estado da Assistência Social e Direitos Humanos, pasta que deixou para tomar posse no Legislativo. Assumiu a vaga aberta com a saída de Rodrigo Chamoun (PSB), que renunciou ao mandato para atuar como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Já no discurso de posse, ocorrido no último dia 20, Rodrigo Coelho adiantou que iria ficar no Parlamento apenas tempo suficiente para esclarecer "a cada um"? de seus eleitores o motivo pelo qual pediria licença, que começa a valer na segunda-feira, e retornar para a Secretaria de Assistência Social.

O deputado ponderou que foi eleito com 20.109 votos para "servir ao Espírito Santo"?; isso inclui fazer escolhas e permanecer onde é necessário. Por vontade do governador Renato Casagrande (PSB), retorna para a secretaria para dar continuidade ao Projeto Incluir, ao trabalho que já havia iniciado de combate à extrema pobreza.

"A Assembleia não é atividade menos nobre, pelo contrário. Quem tentar negar a relevância do Legislativo está prestando um desserviço ao Estado"?, ressaltou. Mas acrescentou que ainda há muitos desafios a serem vencidos na secretaria que vai reassumir.

Segundo o deputado, é preciso fortalecer a unidade administrativa que trata dos direitos humanos, um tema que carece de um trabalho maior com a sociedade, para que ela compreenda a importância dele. Rodrigo Coelho salientou que está à disposição do governador, e seu retorno será benéfico até mesmo se houver substituição futura na pasta, pois vai permitir uma "transição responsável"?.

Trajetória

A família do deputado residia em Bom Jesus do Norte, Sul do Estado, quando ele nasceu, há 35 anos. Como na época não havia unidades de saúde naquele município, o parto foi realizado na vizinha Bom Jesus de Itabapoana, Estado do Rio de Janeiro. Em 1999, Rodrigo iniciou sua vida política e se filiou ao Partido dos Trabalhadores.

Tentou por duas vezes ser vice-prefeito de Bom Jesus do Norte, sem êxito. De 2003 a 2008 atuou na Assembleia como assessor do então deputado estadual Carlos Casteglione (PT). Da Casa, saiu para ser secretário de Governo de Casteglione, quando este foi eleito prefeito de Cachoeiro de Itapemirim.

Ã? frente daquela pasta, instituiu o Escritório de Gestão de Projetos Prioritários, que tinha entre suas tarefas acompanhar os projetos de interesse do município, principalmente os que captavam recursos do governo do Estado e da União. "Era preciso fazer um bom projeto e uma boa prestação de contas", resumiu o deputado.

Na Secretaria de Governo, promoveu a reestruturação da Defesa Civil Municipal, com aquisição e modernização de equipamentos; coordenou o Orçamento Participativo e teve sub sua responsabilidade o Procon Municipal.

Rodrigo deixou o cargo em Cachoeiro para integrar o primeiro escalão do governo estadual, quando da eleição de Renato Casagrande, há um ano.

Com a licença de Rodrigo Coelho será convocado o 2º suplente da coligação PT, PMDB e PSB, o hoje vereador de Vitória Esmael Almeida (PMDB). A Assembleia terá prazo de 48 horas para fazer a convocação, contados a partir da data em que o ofício de licença for lido em plenário.

 

Â