Rede corre contra o tempo

25/05/2013 14:30

Beatriz Caliman

 

Partidários da Rede Sustentabilidade reuniram vários voluntários na manhã de ontem na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, para coletar assinaturas para que o recém-criado partido consiga o registro definitivo junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

A meta dos organizadores da legenda - lançada em fevereiro pela ex-senadora Marina Silva - é coletar 5 mil assinaturas no município até sexta-feira. O objetivo é ajudar a coletar 500 mil assinaturas no país, número exigido pela legislação brasileira para o registro de novos partidos. O prazo termina em junho.

 

De acordo com o organizador do movimento no município, Jonathan Corrêa, foram recolhidas 2,5 mil assinaturas. O grupo deve permanecer todos os dias na praça, no período das 8h30 às 18h00. No Estado, a meta é angariar 30 mil assinaturas.

 

Até a última atualização, o número nacional, de acordo com Corrêa, já tinha chegado a quase 368 mil. O movimento de recolhimento de assinaturas acontece em nove estados da federação, conforme exigência da legislação.

Eleições

A ex-senadora Marina Silva, que conquistou 20 milhões de votos nas eleições presidenciais de 2010, deve ser o nome indicado pelo partido à Presidência da República no ano que vem, caso a Rede conquiste o registro definitivo junto ao TSE.

 

Um dos coordenadores nacionais no Estado, Gustavo de Biase, no entanto, ressalva que ainda é cedo para pensar no pleito eleitoral e nos candidatos pelo partido no âmbito municipal e estadual nas próximas eleições.

 

Ele ressalta que "?agora o foco do movimento é buscar a adesão popular e conquistar o objetivo principal"?. A defesa da ética, do meio ambiente e a sustentabilidade são os pilares defendidos pela Rede Sustentabilidade.

 

A adesão em Cachoeiro surpreendeu Biase. "O número de apoiadores no município tem se destacado em nível de grandes cidades, principalmente de jovens que almejam renovação na política brasileira"?, avalia.

Â