Professores encerram greve

03/04/2012 23:10

Os professores da rede municipal de ensino de Cachoeiro formalizaram na segunda-feira(02) o fim da greve, considerada ilegal pela Justiça. No Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindimunicipal) a informação é de que, até ontem pela manhã, a liminar, que determinava o fim da paralisação, ainda não havia sido oficialmente comunicada, mas, mesmo assim, todos os professores voltaram às salas de aula ontem.

A decisão foi tomada em assembleia realizada na segunda-feira. Mesmo com a volta às aulas, o magistério ainda espera negociar o percentual de reajuste dos salários, considerado baixo. Nova reunião está marcada para o próximo dia 19. De acordo com Jonathan Willian, presidente do Sindimunicipal, todos os servidores terão reajuste de 8,7%. Ele alega que a medida não contempla os percentuais anunciados pela Prefeitura, exceto os 22% para o nível 1, garantido pelo piso nacional, de R$ 1.451,00, a partir deste mês.

Os demais níveis, pela tabela, ficariam com: nível 2 (piso mais 5%), nível 3 (piso mais 10,25%), nível 4 (piso mais 26,79%), nível 5 (piso mais 33,13%) e o último nível (piso mais 46,44%), o que, afirma o líder sindical, não será cumprido.

Segundo o secretário Municipal de Fazenda, Lúcio Berili, foi detectado um erro quanto aos percentuais no contexto da lei de reajuste dos servidores. Os reajustes divulgados pela Prefeitura, de acordo com ele, são verídicos e as alterações da lei já haviam sido enviadas para aprovação da Câmara Municipal.

 

Beatriz Caliman

Â