Prefeitura lança OP 2013

30/03/2012 23:37

O lançamento do Orçamento Participativo (OP) 2013 de Cachoeiro de Itapemirim reuniu, na noite de quinta-feira, moradores e lideranças comunitárias e políticas na Praça Jerônimo Monteiro, centro de Cachoeiro de Itapemirim. Durante a solenidade, o prefeito Carlos Casteglione (PT) anunciou a conclusão de uma obra e autorizou o início de outra, escolhida pela comunidade.

O muro de contenção e a rede de drenagem na Rua Jovelino Paiva de Azevedo, escolhidos, ficaram prontos e beneficiam outras três ruas no bairro Basileia. Já a drenagem e a pavimentação das ruas Adinalda Inácia Dias e Jair Coelho, no bairro Bom Pastor, podem ser iniciadas.

"Já são mais de 160 obras entregues em Cachoeiro, incluindo as escolhidas no Orçamento Participativo. Além disso, temos um conjunto de obras em parceria com os governos federal e estadual. Somando àquelas em execução e às do PAC, por exemplo, temos mais de 300 obras garantidas em quatro anos"?, contabilizou Casteglione.

A secretária municipal de Gestão Estratégica, Mara Tosato, reafirmou a garantia dos R$ 45 milhões - referentes aos três primeiros ciclos do OP - para a realização de todas as obras eleitas no programa.

"Essa ferramenta efetiva o que é fazer política em favor da população. O objetivo é transformar a vida das pessoas para melhor. Por isso, me orgulho em dizer que a maioria das obras escolhidas pelos moradores já estão entregues ou encaminhadas"?, disse o deputado estadual Rodrigo Coelho (PT), que geriu o programa, no seu primeiro ciclo. Na época, era secretário municipal de Governo.

Reuniões preparatórias já começaram

A primeira fase do OP é composta por reuniões preparatórias, que serão realizadas em todas as 13 regiões definidas pelo programa. Nesses primeiros encontros, os moradores têm acesso a esclarecimentos sobre a metodologia e os critérios.

A fase neste ano vai até 27 de abril e começou pela localidade de Santa Fé de Cima, ontem, para os moradores da Região 13, que compreende também o distrito de Córrego dos Monos e a localidade de São Joaquim.

Já as plenárias regionais serão realizadas de 3 a 17 de maio. Nelas, os moradores elegem as prioridades para o município e seus conselheiros, além de definir o número de delegados da cidade para os seus respectivos fóruns regionais.

 

Â