Prefeito quer mais para servidor - Jornal Fato
Notícias

Prefeito quer mais para servidor


Hoje, mais de cinco mil servidores públicos trabalham para que a máquina administrativa funcione.

Desde o início de sua gestão, o prefeito Carlos Casteglione já convocou mais de mil pessoas, aprovadas no concurso público vigente.

Enxugando os gastos com a reforma administrativa e captando maior arrecadação fiscal, a administração pretende continuar garantindo direitos e proporcionar melhor qualidade de vida aos funcionários públicos municipais. A meta de diminuir os contratos temporários e o número de comissionados com a reforma administrativa no início do ano foram passos fundamentais para enxugar as despesas com o quadro de funcionários, segundo Carlos Casteglione.

"O concurso vem garantindo a efetivação e adequação do quadro de funcionários da prefeitura, respeitado o concurso vigente até março de 2012"?, afirmou.

Após a data, de acordo com o prefeito, será avaliada a necessidade de outro concurso, que por enquanto ainda não tem previsão.

 

 

Em alta

Analisando o cenário atual, Casteglione enumera os avanços conquistados em sua gestão: a recuperação da defasagem salarial de 18 % dos servidores, o aumento do ticket alimentação de R$ 360,00 para R$ 420,00, a licença maternidade de 180 dias e o vale-transporte.

"A valorização salarial foi um dos maiores avanços, uma vez que havia 12 anos sem aumento"?, ressaltou.

A capacitação profissional também foi uma das conquistas da classe. "Mais de três mil servidores foram qualificados através da Escola do Servidor. Os servidores são fundamentais no conjunto de serviços prestados à população de Cachoeiro e devem estar preparados para isso"?.

 

Desafios

Cachoeiro possui grande população, apesar disso, tem baixa arrecadação tributária. Um dos desafios, de acordo com Casteglione, é aumentar a arrecadação municipal. "Somente com ele será possível oferecer um bom percentual no próximo reajuste salarial, em abril de 2012"?, analisa.

O problema, segundo o prefeito, dificulta o planejamento do aumento do quadro de funcionários e de reajustes  salariais, uma vez que 51,3% da arrecadação tributária pode ser gasto com os servidores.

"Para aumentar a arrecadação é necessário conter despesas e atrair novas empresas, serviços e indústrias"?, alega.

 

 Diálogo

A relação entre sindicato, servidores e governo sempre esteve ligada à luta pelos direitos trabalhistas e comumente abalada pela dificuldade de diálogo entre as partes no passado. O prefeito garante que a administração tem procurado ouvir os anseios da classe e manter uma comunicação favorável.

"Queremos deixar um legado de valorização do nosso servidor. Melhorando o seu ambiente de trabalho, com mais infra-estrutura. Sabemos que isso ainda não é o suficiente, que não supera as expectativas dos servidores. Mas estamos fazendo o máximo para superar as dificuldades e proporcionar mais benefícios os servidores"?.

 

Beatriz Caliman

 

Comentários