Porto Central vai ser construído em Kennedy

10/04/2012 23:16

O governador Renato Casagrande recebeu, na segunda-feira, em seu gabinete, empresários locais e representantes do Porto de Roterdã, na Holanda, um dos maiores terminais marítimos do mundo, para a apresentação do projeto do Porto Central, que será construído no município de Presidente Kennedy. O projeto prevê um porto indústria para atender setores como petróleo e gás, minério, granito, agricultura, indústria automobilística, entre outros.

Em junho de 2011, os empresários do Porto de Roterdã assinaram um protocolo de intenções com o Governo do Estado para a escolha da área onde será implantado o projeto. Desta vez, o documento visa ao estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental para concretizar a instalação do empreendimento. De acordo com o governador Casagrande, a construção do porto caminha na direção da descentralização do desenvolvimento capixaba.

"Ele solucionará alguns desafios que temos de estrutura e nós, do Governo do Estado, vamos apoiar para que o projeto se concretize"?. O governador frisou ainda a importância dos holandeses neste empreendimento para o Espírito Santo. "Amanhã nós vamos a São Paulo encontrar com a ministra da Holanda e este encontro chancela a participação do governo holandês nesta construção"?.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento, Márcio Félix, a economia do Espírito Santo terá grandes mudanças com o novo porto. "A história da nossa economia terá um antes e um depois do projeto do Porto Central. O Brasil está crescendo e empreendimentos como este atenderão a uma demanda que é maior a cada dia. A expertise dos holandeses vai nos trazer grandes oportunidades e este será mais um empreendimento âncora que vai atrair muitos outros projetos"?.

Investimento

O investimento ultrapassará a casa de R$ 1 bilhão e deve gerar em torno de mil postos de trabalho na construção e de mil a 6 mil empregos na operação. O projeto traz um conceito de cluster, em que empresas similares operaram em funções semelhantes, criando um conglomerado que permitirá integração entre elas, gerando eficiência.

Também estiveram presentes na apresentação o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, o prefeito de Presidente Kennedy, Reinaldo Quinta, entre outras autoridades.

 

 

Â