Pecuaristas recebem regras para concurso leiteiro

23/05/2013 20:17

Os produtores de leite de Itapemirim participaram nesta semana de reunião com representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semader) para discutir regras do concurso leiteiro, realizado durante a festa do município. Este foi o segundo encontro e contou com a presença de 16 produtores, no auditório da Semader.

Os produtores decidiram sobre a logística do evento, como a quantidade de banheiros e a criação de uma tenda para abrigar os animais. Neste ano, o concurso vai contar com as categorias de 25 kg, 30 kg, 40 kg e50 kg por dia. O valor da premiação também foi discutido, mas a forma de distribuição entre os vencedores ainda não foi definida.

Para o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Luciano Henriques, a antecipação das discussões com os produtores fará com que o evento sofra menos com imprevistos. "Ficamos sabendo que diversos imprevistos aconteceram no ano passado e que alguns detalhes não agradaram aos produtores, como, por exemplo, a forma que eles foram espalhados pelo Parque de Exposições e a quantidade de banheiros. Queremos que tudo esteja em ordem neste ano e que todos fiquem satisfeitos"?, comentou.

Segundo a Semader, 30 produtores devem participar do concurso, apresentando cerca de 60 animais para competição. Aproximadamente 60 bezerras e novilhas do Núcleo de Inseminação do município também devem ser apresentadas durante o evento. O núcleo é um programa realizado pela Semader em parceria com os produtores de leite de Itapemirim, visando ao melhoramento genético do rebanho.