Palmito deixa Torta Capixaba mais barata - Jornal Fato
Notícias

Palmito deixa Torta Capixaba mais barata


A mesa da Semana Santa do capixaba vai pesar menos no bolso este ano. Diversos produtos que fazem parte da tradicional torta capixaba apresentam significativa queda nos preços, na comparação direta com o ano anterior. Em alguns produtos, a redução chega a 74%, informam as Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa).

Um destaque deste ano é o palmito, que teve redução de 16,7%, saindo por R$ 1,00 o quilo. Outros produtos que também tiveram redução de preço foram o pimentão verde (-74%), coentro (-53,3%), tomate (-50,3%), alho importado (-39,4%) e a batata inglesa (-34,3%). Com um clima favorável, a safra foi produtiva e, consequentemente, os preços tiveram queda de acordo com a demanda no consumo. O ano de 2012 vai celebrar o período santo com a oportunidade de todos apreciarem a famosa torta, que não pode faltar na mesa dos capixabas.

A agricultura tem apresentado crescimento expressivo no Espírito Santo e os produtores vêm recebendo apoio dos órgãos responsáveis pela estruturação e assistência técnica.

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), garante que tem orientado os agricultores e promovido a integração campo-cidade.

O objetivo é abrir novos mercados para que os produtos cheguem aos consumidores sem atravessadores e com preço justo, sem prejuízos.

Torta capixaba

Ingredientes

"¢ Cebola, alho, azeite doce, azeitona, limão, coentro, cebolinha verde, tomate a gosto
"¢ ½kg de palmito natural previamente cozido
"¢ 200gr de siri desfiado e cozido
"¢ 200gr de caranguejo desfiado e cozido
"¢ 200gr de camarão cozido
"¢ 200gr de ostra cozida
"¢ 200gr de sururu cozido
"¢ 200gr de badejo desfiado e cozido
"¢ 500gr de bacalhau desfiado e cozido.

Obs: Para cozinhar esses ingredientes, faz-se as moquecas de cada um e retira-se todo o caldo, deixando-os o mais seco possível. 

MODO DE PREPARO:

"¢ Prepare um refogado com cebolas, alho, pimenta, azeite doce, azeitonas e limão.

"¢ Leve ao fogo com o palmito natural e espere até desaparecer a água e ganhar consistência.

"¢ Junta-se, depois de limpos, desfiados, cozidos e espremidos os ingredientes acima, mexendo até evaporar a água. Retire para esfriar um pouco e misture uma parte da espuma de 6 (seis) claras em neve com as gemas.

"¢ Quando se adicionarem os temperos aos mariscos, deve-se colocar o bacalhau para enxugar e dar liga à massa.

"¢ Cozinha-se à parte 6 (seis) ovos (que servirão apenas para enfeite) juntamente à azeitona e umas rodelas de cebola.

"¢ Coloca-se a massa em uma panela de barro, leva-se ao forno, retirando-a quando a espuma estiver bem coradinha.

 

 

 

 

Comentários