O que interessa

10/04/2012 23:13

Quem se interessa pela política eleitoral tem acompanhado noticiário morno em Cachoeiro. Mas, com o fim do prazo para a desincompatibilização dos interessados em se candidatar e a proximidade com o período de convenções partidárias, que acontecem em junho, a temperatura deve se elevar.

Os partidos limitavam a discutir projetos, mas evitavam apontar nomes capazes de levá-los adiante. Agora, entretanto, as discussões mudam de patamar. Ã? preciso definir quem estará de que lado no próximo pleito. Ã? neste momento, da definição dos candidatos, que o noticiário político passa a atrair mais atenção. A movimentação mais frenética é percebida no campo de oposição. E é natural que isso aconteça, pois a única candidatura irreversível parece ser a do prefeito Carlos Casteglione à reeleição. O mais difícil de entender é como até mesmo partidos que hoje fazem parte da sua base de apoio na Câmara ou secretariado, se incluam neste rol.

Concentremo-nos na oposição, que é onde estão os candidatos com mais chance de êxito "" segundo as pesquisas de A Gazeta/Futura. A próxima reunião com comitê suprapartidário, marcada para amanhã na Câmara Municipal, vai começar a definir quem é quem.

Neste grupo, estão os deputados Theodorico Ferraço (DEM) e Glauber Coelho (PR), que, nesta ordem, lideram a corrida eleitoral. O objetivo é claro: oferecer alternativa ao governo do PT. No momento em que se começará a discutir candidaturas, será possível definir se este comitê, que já reuniu 18 partidos, forma um grupo coeso ou se os encaixes são frágeis e se desfarão por interesses individuais "" sendo, neste caso, os indivíduos tanto partidos isolados como pessoas.

A principal pergunta a ser respondida é: tendo condições de confirmar candidatura, Theodorico abriria mão da disputa, da qual tem grandes chances de sair vencedor, para apoiar Glauber e vice-versa? E, além disso, esses dois, com o favoritismo que as pesquisas lhes dão, deixariam de se candidatar para apoiar qualquer outro menos cotado?

Quem não se associa a eles, e isto já está definido, é o presidente municipal do PMDB, Camilo Cola, também pré-candidato, mas que segue por outro caminho. Faz ele mesmo as suas reuniões e monta grupo de partidos para a disputa eleitoral, em detrimento do comitê suprapartidário, coordenado pelo vice-presidente peemedebista, Roberto Valadão.

E entre estes dois grupos, navega boa parte dos partidos que hoje fazem parte da base de sustentação da situação, onde têm cargos e salários em troca de votos na Câmara. Num emaranhado como esse, a temperatura, antes morna, tende a ferver.

Frase

Theodorico abriria mão da disputa, da qual tem grandes chances de sair vencedor, para apoiar Glauber e vice-versa?

 

Numérica

O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil, é o que aponta o mais recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. A proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

 

Sobe

Kennedy

Presidente Kennedy, que no último dia 4 completou 48 anos de emancipação, é mesmo município dos mais privilegiados. Não bastasse todo petróleo, a instalação da Ferrous, vai receber também investimento do Porto de Roterdã. Na economia, só boas notícias.

 

Desce

Rotativo

Com essa onda de roubos de veículos, a Prefeitura de Cachoeiro é quem pode ficar com o prejuízo se, por aqui, também prosperar o entendimento de que os carros e motos em estacionamentos rotativos nas ruas estão sob a responsabilidade do município.

 

Vias de FATO

Coluna de hoje foi fechada antes do resultado da votação sobre a abertura de Comissão de ética na Câmara. O assunto será abordado na edição de amanhã.

*********

Museu da Ciência e Tecnologia de Cachoeiro será inaugurado amanhã, a partir das 18h30. Fica na Rua Moreira, próximo à ponte da Nassau.

*********

O prefeito Carlos Casteglione (PT) e a secretária de Cultura Cristiane Paris farão hoje a apresentação do conceito e da programação da IV Bienal Rubem Braga.

*********

Já houve quem cogitasse a possibilidade de realizar duas sessões semanais na Câmara de Cachoeiro. Ideia válida. Uma delas poderia servir para tribuna livre e homenagens.

*********

Vereadores vão pedir que a Prefeitura isente a Selita de IPTU, mas os problemas, mesmo, são os impostos estaduais.

*********

Até amanhã.

 

Frase: Nós somos o que repetidamente fazemos. Excelência, assim, não é um ato, mas um hábito.

Aristóteles

 

 

 

Â