Nutricionista apresenta artigo em congresso nacional - Jornal Fato
Notícias

Nutricionista apresenta artigo em congresso nacional


A avaliação física-nutricional antes, durante e depois da cirurgia bariátrica foi o objeto de estudo da nutricionista Adriana Sarzedas, que apresentou artigo sobre o tema ontem, no VI Congresso Brasileiro de Nutrição e Câncer e Ganepão, em São Paulo (SP).

A pesquisa, realizada durante dois anos (2009 a 2012), em parceria com a Unimed Sul Capixaba e o Centro Universitário São Camilo, teve a participação de 266 pacientes da cooperativa submetidos à cirurgia bariátrica.

Os dados levantados apontam que 92% dos pacientes alcançaram a redução de peso desejada e 8% afirmaram que não conseguiram por falta de disciplina. Entre os satisfeitos, 90% deixaram de usar remédios para controle da hipertensão e 95% para diabetes (tipo 2) e dores articulares.

"Esses dados estão sendo compartilhados em todo país porque contribuem para o sistema de saúde, principalmente, por se tratar de um tema tão desafiador como a obesidade"?, afirma a nutricionista.

O artigo, intitulado "Análise de avaliação física-nutricional em longo prazo em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica"?, está concorrendo ao prêmio Ganep, na categoria Interesse Científico.

Comentários