Lideranças debatem desenvolvimento econômico

17/09/2011 00:05

A região sul do Espírito Santo deve receber nos próximos anos investimentos em diversas áreas, entre elas siderurgia e mineroduto. Com o objetivo de preparar os representantes das áreas política e empresarial e a população em geral para o desenvolvimento econômico previsto para os municípios, o deputado estadual Glauber Coelho (PR) realizou um seminário para discutir o tema.

 

 O evento aconteceu na tarde de quarta-feira, em Jerônimo Monteiro, reunindo prefeitos, secretários municipais, líderes comunitários e representantes de diversas entidades da região sul.

 Para debater o assunto, foi convidado o coordenador de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa, Herbert de Almeida Cavalcanti. O palestrante apresentou "as diversas oportunidades que serão geradas a partir da instalação de siderúrgicas e obras de mineroduto e que devem contemplar outros setores como metal-mecânico e da construção civil, além de abrir novos postos de trabalho e privilegiar produtos e serviços de fornecedores locais"?.

 O debate foi positivo, na avaliação do deputado, que destacou a importância de informar as lideranças para se preparar e investir em capacitação profissional.

 "Ã? preciso qualificação imediata para evitar que se importe mão de obra de fora. Tenho me reunido com os investidores e percebo esta preocupação. Por isso nossa iniciativa em conscientizar os municípios sobre esta questão"?, diz Glauber.

 "O seminário é um alerta para a população e para nós, homens públicos, sobre esses investimentos que devem impactar os municípios. Vamos repassar tudo que ouvimos aqui para a população e analisar uma forma que permita ao município usufruir destes benefícios"?, disse o prefeito de Jerônimo Monteiro, Francisco Rosseto.

 Para o presidente da Câmara Municipal de Atílio Vivácqua, Cláudio Bernardes, o evento contribuiu para despertar e antecipar o interesse dos municípios em apresentar projetos e parcerias com os investidores. "Estaremos trabalhando nisso desde já. Marcaremos uma reunião com vereadores, o Poder Executivo e deputados que representam o sul para nos aproximarmos dessas empresas investidoras, oferecermos nossa parceria e vermos de que forma podemos levar nossos produtos e serviços para o mercado do crescimento"?, destacou.

 A intenção dos organizadores é levar a discussão para outros municípios do sul do Estado. "Não mediremos esforços para compartilhar essas informações com o maior número de pessoas e lideranças. Os investimentos serão altíssimos e os setores público e privado precisam estar preparados"?, afirmou Glauber.

Â