Idosa aguarda vacina - Jornal Fato
Notícias

Idosa aguarda vacina




Beatriz Caliman

Apesar de Cachoeiro de Itapemirim superar os números do ano passado, quando foram vacinados 79% do público idoso na campanha nacional contra gripe, há idosos que ainda aguardam a imunização. Ã? o caso da senhora Maria Rocha, moradora do bairro Village da Luz.


Segundo o genro dela, José Welington Matos, a enfermeira da unidade de saúde do bairro chegou a marcar a visita para a vacinação três vezes, mas ninguém compareceu. O motivo seria a falta do veículo para ir até a casa da idosa, que é cega e possui dificuldades para se locomover.


Mas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, ela será imunizada amanhã. Em nota, a Secretaria informou que a rua onde Maria Rocha mora já foi atendida pela equipe, mas a paciente não fora encontrada. 


Além disso, em um dos dias, o veículo precisou ser usado em outro atendimento. A dose da vacina trivalente protege contra três tipos de vírus, incluindo o influenza A H1N1. 


Além dos idosos, com 60 anos ou mais - crianças, de seis meses até dois anos de idade; grávidas, em qualquer fase gestacional; profissionais de saúde; mães, com até 45 dias após o parto; e pacientes com doenças crônicas não transmissíveis - receberam a vacina.


Número de vacinados cresceu
Assim como o Estado, que atingiu 84% de cobertura vacinal durante a campanha, superando em pelo menos quatro pontos percentuais a meta mínima preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), os índices de Cachoeiro também cresceram.


De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinadas 27.552 pessoas - número que corresponde a 87,33% do público alvo. 


Em relação aos idosos, a campanha superou os números do ano passado, quando foram vacinados 79%. Desta vez, as equipes imunizaram 18.200 idosos, o que correspondente a 85,48% do público alvo. Quem ainda não recebeu a dose pode procurar as unidades até o fim do mês.




Comentários