Estado Presente já vigora em Cachoeiro

06/04/2012 23:33

Os bairros Zumbi, Aeroporto, Village da Luz, e outras áreas vulneráveis à criminalidade em Cachoeiro serão atendidos pelo Programa Estado Presente, do Governo do Espírito Santo.

O projeto, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), conta com a parceria de prefeituras municipais, instituições filantrópicas, Poder Judiciário e entidades da sociedade civil. O objetivo é levar ações de segurança, cidadania e opções para a melhoria de vida dos capixabas das áreas apontadas como de vulnerabilidade social. Em entrevista, o governador do Estado, Renato Casagrande (PSB), afirmou que Cachoeiro já vem sendo contemplado pelo programa, e avaliou como positivos os resultados no município e em todo o Espírito Santo. "Os concursos públicos para aumento dos efetivos do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, e da Polícia Civil são ações que atendem aos objetivos do programa. Também temos aumentado o número de viaturas, e agora estamos estudando a entrega de uma nova delegacia para Cachoeiro, após desativarmos o DPJ. Isto já é Estado Presente funcionando. Reflexo disso é a diminuição do número de homicídio e as frequentes apreensões de drogas em  todo o Estado"?, explicou.

A iniciativa tem o apoio de diversas secretarias estaduais do Governo do Estado, do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública Estadual, do Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), do Lions Club além de outras entidades da sociedade civil e órgãos públicos.

 

Cachoeiro

 

Atualmente, o grupo que coordena as ações de segurança pública em Cachoeiro, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), trata principalmente dos detalhes finais para a implantação do Estado Presente no município. A logística para implantação do projeto "" que prevê uma série de ações integradas, voltadas para a cidadania "" já está sob análise. O objetivo é diminuir a criminalidade a médio e longo prazo.

Em vigor há um ano, o grupo, idealizado na atual gestão e liderado pelo prefeito Carlos Casteglione, voltou a se reunir na última terça-feira, para discutir as estratégias de atuação no município.

O subsecretário de Estado de Integração Institucional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Guilherme Pacífico, e demais representantes de órgãos e instituições que lidam com a segurança pública na região estiveram presentes na reunião, ocorrida no gabinete do prefeito, em Cachoeiro.

"A criação do grupo representou um avanço na discussão e na solução das questões de segurança pública em Cachoeiro. Podemos interagir e acelerar as melhorias que a população precisa"?, avaliou o secretário municipal de Defesa Social, Guilherme Thompson. 

 

 

Â